Folha de S. Paulo


CDB e Fundos ampliam vantagem sobre poupança com Selic em 13,75%

Com a decisão do Banco Central de elevar nesta quarta-feira (3) o juro básico (taxa Selic) em 0,50 ponto percentual, para 13,75% ao ano, os aplicadores devem redobrar a atenção com seus investimentos. A tradicional poupança perde atratividade em relação a outras aplicações conservadoras, por exemplo.

A estimativa é do professor da FGV (Fundação Getulio Vargas) e colunista da Folha Samy Dana. "A poupança amargou e pode continuar amargando poder de compra negativo", afirma, lembrando que a inflação para este ano já está prevista em 8,39% e isso deve ser levado em consideração antes de definir em qual produto aplicar.

Mesmo com remuneração de 80% do CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro), o CDB leva vantagem sobre a caderneta de poupança. Enquanto o rendimento da poupança fica em 7,44%, o CDB aplicado por um período de até seis meses tem remuneração de 8,34%. Se o período for elevado para mais de dois anos, o rendimento sobe para 9,15%, já que a alíquota do Imposto de Renda sobre os juros obedece a uma tabela regressiva que começa em 22,5% e termina em 15%.

Editoria de Arte/Folhapress

Com taxa média da TR (Taxa Referencial), que compõe a remuneração da poupança, em 0,10 ponto percentual em abril, a caderneta perde também para os fundos de renda fixa. Considerando uma taxa de 1,5% ao ano de administração, para resgaste em até seis meses o fundo terá rendimento de 9,26%. Se o resgate ocorrer em mais de dois anos, o retorno será de 10,16%. A poupança, por sua vez, mantém o rendimento em 7,44% ao ano.

No caso da LCI/LCA (Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio), a taxa de retorno fica ainda mais atrativa. De acordo com Samy Dana, se o investidor conseguir uma taxa de 65% do CDI, a remuneração será de 8,66%. Se a taxa for de 90% do CDI, o retorno sobe para 12,18%.

O Tesouro Selic (título público pós-fixado e que segue o juro básico), com custo de 0,3% de custódia e zero de corretagem, tem retorno em até seis meses de 10,42% e em 24 meses de 11,43%.

Confira a evolução da taxa selic - Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: