Folha de S. Paulo


Investigadas na Lava Jato estudam participação em leilão de concessões

Alex de Jesus/O Tempo/Folhapress
Obras no aeroporto de Confins, cuja concessão é da CCR, do grupo Andrade Gutierrez
Obras no aeroporto de Confins, cuja concessão é da CCR, do grupo Andrade Gutierrez

Os grupos Odebrecht, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa se preparam para avaliar o pacote de concessões que o governo promete anunciar na próxima semana.

Farão isso por meio de suas empresas especializadas em concessões, a Odebrecht TransPort e a CCR (empresa controlada por Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e pelo grupo Soares Penido).

"Vamos avaliar, mas só saberemos se vamos entrar ou não depois que o governo mostrar o que vai colocar em licitação", diz Renato Vale, presidente da CCR.

A Odebrecht Transport confirmou que fará o mesmo, por meio de sua assessoria de imprensa.

CCR e TransPort são empresas independentes na estrutura de seus controladores e não estão envolvidas na Operação Lava Jato, que investiga as empreiteiras dos grupos Odebrecht, Andrade e Camargo por suposta participação num esquema de corrupção na Petrobras.

"Não há ligação nenhuma. A CCR tem outros sócios [além de Andrade e Camargo] e 49% de seu capital aberto em bolsa", afirma Vale.

De acordo com o executivo, este ano a CCR vai investir R$ 5 bilhões. A empresa tem a concessão de várias rodovias e do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG). Opera também aeroportos em Quito (Equador), San Jose (Costa Rica) e Curação.

A Odebrecht TransPort tem estradas, opera linhas de metrô e tem a concessão do aeroporto do Galeão, no Rio.

DESMANCHE

Boa parte das outras grandes empreiteiras enfrenta dificuldades financeiras e dificilmente terão condições de disputar o pacote de concessões. A OAS e a Galvão Engenharia deixaram de pagar os credores e entraram em recuperação judicial.

A Engevix e a UTC colocaram patrimônio à venda para pagar dívidas. A primeira vendeu já vendeu as concessões dos aeroportos de Brasília e Natal, e a UTC pode negociar o terminal de Viracopos, em Campinas (SP).


Endereço da página:

Links no texto: