Folha de S. Paulo


Malaysia Airlines está 'tecnicamente falida', diz presidente da companhia

Menahem Kahana/AFP
Trabalhaores coletam destroços do avião da Malaysia Airlines, que caiu na Ucrânia em julho de 2014
Trabalhaores coletam destroços do avião da Malaysia Airlines, que caiu na Ucrânia em julho de 2014

O novo presidente-executivo da Malaysia Airlines, que enfrenta dificuldades, disse nesta segunda-feira (1°) que a companhia aérea está "tecnicamente falida", enfatizando a necessidade de uma reestruturação para cortar um terço dos postos de trabalho, descartar algumas rotas internacionais e revisar sua frota de longas distâncias.

A empresa também confirmou que os planos anunciados anteriormente de cortar 6.000 empregos, reduzindo sua força de trabalho para 14.000 pessoas, estão sendo implementados.

"Estamos tecnicamente falidos... o declínio do desempenho começou muito antes dos trágicos eventos de 2014", disse Christoph Mueller, em coletiva de imprensa. Já afetada por anos de prejuízo devido à dura competição regional, a empresa foi seriamente golpeada no ano passado por dois desastres aéreos distintos.

Mueller fez sua primeira aparição pública como presidente-executivo desde que foi contratado no mês passado pela dona da aérea, o fundo estatal da Malásia Khazanah, para liderar a reestruturação.

O Khazanah, anteriormente o principal acionista da empresa, fechou o capital da companhia no ano passado como parte de um plano de US$ 1,63 bilhão com o objetivo de retornar ao lucro em três anos.

A companhia aérea disse nesta segunda-feira que sua nova entidade legal é a Malaysia Airlines Bhd (MAB), substituindo a anterior Malaysian Airline System Bhd (MAS), com Mueller prometendo revelar uma total mudança de marca no futuro.


Endereço da página: