Folha de S. Paulo


PM que atirou bala de borracha de dentro de viatura em ato é afastado

Veja vídeo

Um policial militar foi afastado do cargo após uma cena em que, com metade do corpo para fora de uma viatura, atirava balas de borracha contra manifestantes foram divulgadas. Imagens do mesmo protesto mostram uma jovem indo ao chão após um policial desferir um soco no rosto dela.

O repórter fotográfico da Folha Danilo Verpa foi agredido com um golpe de cassetete nesse mesmo ato. Mais tarde, foi impedido pela polícia de registrar Boletim de Ocorrência.

Realizado por estudantes e funcionários da USP, o ato ocorreu em apoio ao Dia Nacional de Paralisação e Manifestações e chegou a fechar a rodovia Raposo Tavares por alguns minutos pela manhã. O dia de protestos foi organizado por centrais sindicais contra a lei da terceirização, a retirada de direitos trabalhistas e sociais e o ajuste fiscal do governo.

Imagens capturadas pela "TV Globo" mostram o momento em que um policial militar dentro do carro da polícia mira e atira bala de borracha contra manifestantes, que estão correndo.

Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo), o policial foi afastado "pois o procedimento em questão foi totalmente irregular". O afastamento foi determinado pelo secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes.

Um outro vídeo, ao qual a Folha teve acesso, mostra o momento em que uma jovem entra em confronto com um policial militar e vai ao chão após levar um soco no rosto. Ela tentava ficar com a mochila de um estudante que estava sendo preso.

Em nota sobre o incidente, a SSP afirma que "preliminarmente, foram utilizados os meios necessários para que o cruzamento não fosse fechado pelos manifestantes. No entanto, todos os fatos e denúncias serão apurados".

A SSP ainda não se manifestou sobre a agressão contra Verpa.

SINDICATO PROTESTA CONTRA POLÍCIA

A manifestação começou em frente ao portão principal da USP, bloqueando a avenida Afrânio Peixoto, na zona oeste de São Paulo. Depois, o grupo caminhou e interditou por alguns minutos a rodovia Raposo Tavares, nas proximidades.

O ato foi acompanhado por policiais e agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Quando os manifestantes caminhavam pela avenida Vital Brasil, próximo a estação Butantã, da linha 4-amarela do Metrô, houve princípio de tumulto. Policiais atiraram bombas e balas de borracha nos manifestantes.

O Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP) afirmou que a manifestação ocorria pacificamente quando a "força policial reprimiu duramente o ato".

"Os policiais atiraram bombas, balas de borracha e gás lacrimogêneo e agrediram dezenas de estudantes e trabalhadores, deixando vários feridos, entre eles duas mulheres espancadas, uma funcionária, e uma estudante que foi socada no rosto, jogada no chão e pisoteada pelos policiais".

Segundo o sindicato, um estudante do curso de Ciências Socais da USP foi detido pela polícia e levado para 34° DP com "a cabeça enfaixada em função dos ferimentos causados pela polícia".

"Denunciamos a repressão policial e exigimos a imediata libertação do estudante detido de forma arbitrária por motivos políticos", diz o sindicato.


Endereço da página:

Links no texto: