Folha de S. Paulo


Brasil corta quase 98 mil empregos em abril, pior resultado em 23 anos

Quase 98 mil empregos com carteira assinada foram cortados no país em abril. É o pior resultado para o mês em mais de duas décadas, informou o Ministério do Trabalho e Emprego nesta sexta-feira (22).

A última vez em que houve retração no mercado de trabalho formal em abril foi em 1992, de acordo com a série histórica divulgada pelo governo. Mesmo assim, o corte na ocasião foi menor, de 63,2 mil empregos com carteira assinada.

"A redução de vagas veio acima do esperado e resulta numa visão pior para o PIB [Produto Interno Bruto] neste ano. Menos emprego significa menos renda e, consequentemente, menos consumo", afirma André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos.

Segundo ele, o dado sinaliza, contudo, que a inflação no ano que vem pode cair, como deseja o governo.

O mercado projeta que a economia brasileira terá retração de 1,2% em 2015. Já a inflação terminará o ano em 8,3%, segundo último relatório Focus, divulgado pelo BC.

INDÚSTRIA

Em abril, a indústria de transformação foi a que mais contribuiu para a redução do estoque nacional de empregos. Foram quase 54 mil postos extintos no mês passado.

Dos 12 segmentos industriais monitorados, 10 reduziram o número de empregos. A maior diminuição ocorreu na indústria de alimentos e bebidas, onde 13,4 mil vagas foram ceifadas.

A produção da indústria brasileira vem caindo diante da desaceleração da economia e da dificuldade das empresas em manter o nível de exportações –até abril houve redução de 11% nos embarques de bens manufaturados ao exterior.

No acumulado dos últimos 12 meses até março deste ano, houve queda de 4,7% na produção industrial, segundo dados do IBGE.
Uma redução tão alta no ritmo de atividade não ocorria desde janeiro de 2010.

Mas o setor industrial não foi o único a enxugar sua força de trabalho. Houve queda no estoque de empregos dos setores extrativo mineral (-823 postos), de serviços industriais de utilidade pública -92), construção civil (-23.048), comércio (-20.882)serviços (-7.530) e administração pública (-73).

Houve aumento das vagas formais somente no setor agrícola, onde 8.470 empregos foram criados.

A região Centro-oeste foi a única que apresentou expansão de vagas, com aumento de 421 postos. Em todas as demais foi registrada contração no mercado de trabalho.

A região Nordeste foi a que mais sofreu, com 44 mil empregos cortados.

EM QUEDA

Em 2010, início do primeiro mandato de Dilma Rousseff, o país registrara recorde de geração de vagas em abril: 305,1 mil novos postos.

De lá para cá, porém, o número de empregos criados no mês só fez cair.

Até o momento, o número de demissões supera o de contratações no ano.

Somente em março houve saldo positivo. No total, foram menos 137 mil vagas, pior resultado desde pelo menos 2002 –o governo não divulgou dados anteriores.


Endereço da página: