Folha de S. Paulo


Jornais publicam no Facebook mesmo com temor de mudança nas regras

O Facebook iniciou nesta quarta-feira (13) o projeto "Instant Articles", artigos instantâneos, pelo qual nove grupos jornalísticos passam a publicar diretamente na plataforma de mídia social –sem que o usuário precise remeter para os respectivos sites.

A primeira reportagem no ar foi do jornal "The New York Times", sobre o que chamou de "jornada" da ex-ginasta brasileira Laís Souza, que sofreu um acidente de esqui em janeiro de 2014 e ficou paralisada do ombro para baixo.

Também já publicaram os americanos "National Geographic", "BuzzFeed", "The Atlantic" e NBC. Os alemães "Der Spiegel" e "Bild" e os britânicos "The Guardian" e BBC virão depois. A discussão ainda não chegou ao Brasil.

Fabio Braga/Folhapress
Reportagem do 'NYT' sobre Laís Souza é a primeira publicada pelo jornal diretamente no Facebook
Reportagem do 'NYT' sobre Laís Souza é a primeira publicada pelo jornal diretamente no Facebook

Os veículos estrearam com um post cada um, no que chamaram cautelosamente de "teste" e "ensaio", expressões usadas por Tony Danker, "publisher" do "Guardian", ou "experiência", no dizer de Mark Thompson, presidente-executivo da NYT Co.

Antes relutantes, os veículos aceitaram a proposta do Facebook depois de concessões feitas pela rede social, como o acesso a dados de performance de seus posts –antiga reivindicação dos produtores de conteúdo.

Dao Nguyen, "publisher" do "BuzzFeed", em especial, destacou que o Facebook aceitou incorporar ferramentas de "tracking" de ComScore e Google Analytics.

Outras concessões foram em publicidade. "Os veículos podem vender anúncios nos artigos e manter a receita" na totalidade, escreveu o gerente de produtos do Facebook no post em que anunciou a estreia do projeto.

Mais importante, o Facebook aceitou que eles usem a plataforma para veicular a chamada "publicidade nativa", usada por "NYT", "BuzzFeed", "Guardian" e outros, com posts que mimetizam reportagens, mas são pagos pelos anunciantes.

Por outro lado, persiste o risco, admitido por "NYT" e outros, de que o Facebook mude de estratégia repentinamente, como já fez, e inviabilize o "Instant Article".

Analistas de mídia criticaram. Zeynep Tufekci, da Universidade da Carolina do Norte, afirmou que a escolha dos nove veículos já evidencia o novo poder editorial do Facebook. E Dan Gillmor, da Universidade do Arizona, cobrou ação do órgão antitruste contra a plataforma.

Negociado desde 2014 entre a rede e os veículos, o projeto estreia duas semanas depois de sair estudo do instituto Pew segundo o qual mais da metade dos internautas nos EUA já se informa de política no Facebook.

O "Instant Article" tem como alvo maior os celulares e, de início, limita-se ao iPhone. Segundo o Pew, dos 50 maiores sites noticiosos americanos, 39 já são mais acessados por aparelhos móveis do que por computadores.


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