Folha de S. Paulo


Em parceria com a IBM, Apple lança iPad para idosos no Japão

Apple e IBM formaram parceria a fim de desenvolver uma versão modificada do iPad para milhões de idosos no Japão, em uma união que tem por objetivo capturar a geração dos "internautas grisalhos" e estimular as vendas decadentes do tablet.

O iPad terá apps pré-instalados criados pela IBM a fim de simplificar a interface e textos em letras maiores. Os tablets incluirão apps para gerenciar medicações, exercícios e dietas, além de uma versão modificada do FaceTime, para que os idosos possam conversar com suas famílias ou as pessoas que cuidam de suas necessidades.

Os idosos formam 25% da população do Japão, proporção que deve subir a mais de 40% nos próximos 40 anos.

A colaboração surge em um momento no qual a Apple busca novas maneiras de reanimar as vendas do iPad –o faturamento com o aparelho caiu 29% no trimestre passado– e em que muitos grupos de tecnologia estão tentando desenvolver produtos para uma população em rápido envelhecimento.

"Mais cedo ou mais tarde, todo país encontrará a mesma questão", disse Tim Cook, presidente-executivo da Apple. "O Japão realmente respeita seus idosos, e por isso não é surpresa que a iniciativa comece pelo país."

Cook disse que o iPad modificado é parte da campanha da empresa para aumentar sua participação no mercado da saúde e comparou o lançamento a outras iniciativas recentes, como o HealthKit, plataforma para compartilhamento de informações entre profissionais médicos, e o ResearchKit, que permite que dados pessoais sejam usados para pesquisas científicas.

Apple e IBM anunciaram que colaborariam com os correios do Japão, que adquiririam os tablets quantidade e os distribuiriam aos clientes, gratuitamente ou por US$ 8 ao mês.

O Japan Post, que oferece serviços financeiros e de correio, vende produtos bancários e de seguros a quase todos os 33 milhões de japoneses da terceira idade. Depois de lançar um programa-piloto, no segundo semestre, a empresa deve começar a distribuir tablets e pretende atingir entre 4 milhões e 5 milhões de clientes com idade superior a 65 anos, até 2020.


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