Folha de S. Paulo


Câmara aprova projeto que acaba com símbolo de transgênico em rótulos

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (28) projeto da bancada ruralista que acaba com o símbolo de identificação dos alimentos transgênicos, além de afrouxar as demais regras de rotulagem desses produtos.

O texto, que vai agora para tramitação no Senado, exclui da Lei de Biossegurança e seus regulamentos a exigência da impressão de um "T" maiúsculo dentro de um triângulo amarelo nos alimentos que tenham presença de organismos geneticamente modificados em percentual superior a 1%.

A regra já era bastante burlada e sua supressão é uma bandeira antiga da indústria alimentícia. O argumento defendido pela bancada ruralista é o de que o símbolo é um inibidor do consumo.

O PT e outros partidos de esquerda tentaram barrar a proposta, mas foram derrotados. O texto principal do projeto, de autoria do deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), passou por 320 votos contra 135.

Pelo texto aprovado, também cai a exigência de que produtos derivados de animais alimentados com ração transgênica tenham esse alerta.

O projeto mantém a exigência da informação da natureza transgênica dos alimentos produzidos a partir de organismos geneticamente modificados em índice superior a 1% de sua composição final, mas não padroniza a informação para o consumidor.


Endereço da página: