Folha de S. Paulo


Italiana Azimut compra controle da Quest Investimentos

A gestora italiana Azimut comprou 60% da Quest Investimentos, administradora de recursos fundada pelo ex-ministro das Comunicações Luiz Carlos Mendonça de Barros, por R$ 70 milhões (€ 21,5 milhões). O negócio será anunciado nesta quinta (23) no Brasil e na Itália.

É a quarta aquisição da Azimut no Brasil. Em 2013, a gestora comprou a butique de investimentos Legan e a Futurainvest. Neste ano, adquiriu a LFI. Com a Quest, a Azimut praticamente dobra de tamanho no país.

Na transação, Mendonça de Barros venderá sua participação de 35% e deixará de ser sócio da Quest. No entanto, ele seguirá na gestora como presidente do conselho consultivo. Também deixa a companhia o banco BTG Pactual, que tinha 15%. Os demais sócios da Quest venderam 10% de participação.

"A beleza desse negócio é que estamos nos associando a uma outra gestora independente. É diferente de outros negócios no Brasil, em que quem adquire é um grupo financeiro, uma seguradora ou um grande banco. Estamos fazendo um negócio como uma asset independente, que entende a natureza desse negócio, que sabe que está comprando uma equipe e sua capacidade de gestão", disse Walter Maciel, sócio da Quest.

Desde 2009, a Azimut elegeu o Brasil como um dos mercados prioritários para investir fora da Europa. Segundo Giuseppe Perucci, diretor da Azimut Brasil, o diagnóstico era que uma fatia importante dos investidores brasileiros não era bem atendido pelos grandes bancos, que dominam a gestão de recursos no país.

"Como ocorreu há mais de 20 anos na Europa, acreditamos que o investidor brasileiro também vai sair dos grandes bancos para investir em gestoras independentes, que oferecem produtos de maior qualidade e retorno", disse.


Endereço da página: