Folha de S. Paulo


Boias-frias abandonam migração para o corte da cana em São Paulo

Eles chegavam aos milhares em caravanas de ônibus, dormiam em abrigos para mais de 400 pessoas, ocupavam as praças, supermercados e quadras de esporte das cidades e fizeram, por décadas, parte da paisagem da região de Ribeirão Preto.

Mas, neste ano, os boias-frias desapareceram da mais tradicional região produtora de cana-de-açúcar do país.

Nesta época do ano, era comum a chegada de ônibus do Vale do Jequitinhonha (MG) ou de Codó e Timbiras, no Maranhão, com trabalhadores para o corte da cana na macrorregião de Ribeirão.

Mas, com a assinatura do protocolo agroambiental entre as usinas e o Estado, em 2007, a mecanização de cana avançou muito, levando os migrantes a abandonar a área.

Segundo a Pastoral do Migrante de Guariba (SP), em 2015 não chegou à cidade um único migrante, fato inédito em 40 anos. Na década passada, eram ao menos 15 mil ao ano. Agora, buscam outras regiões para atuar na construção civil e na citricultura, ou ficam em seus Estados.

Dos 1.200 boias-frias esperados no entorno de Guariba, no máximo cem devem ser migrantes, segundo o Sindicato dos Empregados Rurais da cidade. A mão de obra total já foi de 60 mil.

Guariba é uma cidade símbolo da luta dos boias-frias, graças a um levante ocorrido em 1984 que resultou em uma morte e iniciou mudanças nas relações trabalhistas.

"Hoje, quando ocorre, a migração é espontânea. Ônibus com centenas de migrantes chegando não há mais, nem haverá", disse a socióloga Maria Aparecida de Moraes Silva, que estuda essa dinâmica trabalhista no campo há mais de três décadas.

Dos 5,5 milhões de hectares com cana em São Paulo, 85% foram colhidos por máquinas em 2014, segundo o IEA (Instituto de Economia Agrícola). Em 2007, a mecanização alcançava 42%.

A cada 1% de aumento na colheita mecanizada, 702 postos de trabalho são extintos, segundo o instituto.

Silva Junior - 19.jul.2014/Folhapress
Colheita mecanizada de cana em Jardinópolis, no interior de São Paulo
Colheita mecanizada de cana em Jardinópolis, no interior de São Paulo

Endereço da página:

Links no texto: