Folha de S. Paulo


Consumo de energia elétrica diminui no 1º trimestre, afirma ministro

O ministro Eduardo Braga (Minas e Energia) afirmou nesta quarta-feira (8) que foi registrada queda de 1,8% no consumo de energia elétrica no primeiro trimestre deste ano frente ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o titular da pasta, esse indicador mostra empenho da população em reduzir excessos.

"A população está compreendendo como fazer melhor uso da energia. A combater o desperdício", disse.

Durante sua explicação, Braga não comentou o peso do tarifaço sobre essa redução no consumo.

Em fevereiro deste ano, a Aneel aprovou aumentos extraordinários que, combinados com a aplicação da bandeira tarifária vermelha, chegaram a 48%.

A redução da demanda por energia se faz necessária no Brasil diante do baixo nível de chuvas e dificuldade de recuperação do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

A situação levou o governo a ligar todas as usinas termelétricas. A medida ajuda a fortalecer a capacidade de geração, mas também causa aumento de preços no setor.

Nesse sentido também, o governo federal, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e as distribuidoras de energia acabaram por lançar campanhas pela conscientização do consumidor e pelo consumo consciente.

RISCO

O ministro, que participa nesta manhã da Comissão de Serviços de Infraestrutura no Senado Federal, também antecipou a nova previsão para risco de desabastecimento no setor elétrico neste ano.

O número é recalculado e divulgado mensalmente, após reunião do CMSE (Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico), que ocorrerá na tarde desta quarta-feira.

O novo dado indica que o rico de desabastecimento caiu para as regiões Sudeste/Centro-Oeste. Em março a estimativa era de um risco de 6,1%. Refeitos os cálculos neste mês de abril, o percentual baixou para 4,9%.

O valor está agora dentro da margem de segurança estabelecida, que prevê manutenção desse risco em até 5%.

Para a região Nordeste, por outro lado, o risco permaneceu inalterado entre os meses, em 1,2%.


Endereço da página:

Links no texto: