Folha de S. Paulo


Bilionário se elege para conselho da Usiminas e emplaca o presidente

Os acionistas minoritários tomaram o controle do conselho de administração da Usiminas, uma das maiores siderúrgicas do país, em uma assembleia extraordinária nesta segunda-feira (6).

O bilionário gaúcho Lírio Parisotto conseguiu eleger seu representante, o advogado Marcelo Gasparino, para a presidência do colegiado. Ele próprio também vai ocupar uma cadeira no conselho, que estava vaga desde o fim de outubro.

Parisotto superou outro minoritário de peso, o BTG, que almejava o controle do conselho da siderúrgica. O banco de André Esteves havia indicado o ex-presidente da TAM Marco Antonio Bologna como membro do colegiado, mas não conseguiu emplacar o nome.

Nos últimos tempos, os dois grupos adquiriram ações da Usiminas até se cacifarem para convocar uma assembleia extraordinária e aprovar a troca no comando.

A investida dos minoritários só foi possível graças a uma disputa acirrada entre os controladores da siderúrgica, Nippon Steel e Ternium-Techint, que já se arrasta há mais de um ano.

Os minoritários aproveitaram uma brecha na rixa dos controladores e não concordaram em reconduzir para a presidência do conselho o executivo Paulo Penido.

ACUSAÇÕES

Segundo a Folha apurou, a assembleia foi marcada por acusações entre todos os lados e pode ter seu resultado contestado na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e até na Justiça.

O representante do BTG afirmou que Parisotto só estava conseguindo uma cadeira no conselho por causa do apoio indireto da Nippon Steel, por meio de uma empresa ligada chamada Sankyu.

Com 9 milhões de votos, a Sankyu teria sido decisiva para a vitória de Parisotto, que conseguiu 22 milhões de votos. Sem esse apoio, Bologna, que teve 16 milhões de votos, poderia ter se elegido.

A Ternium-Techint estava mais alinhada com o BTG e não concordava com a escolha de Gasparino para a presidência do conselho, pois o executivo responde a um processo na Justiça catarinense.

GUERRA

Nippon e Ternium estão em guerra aberta desde que os japoneses destituíram o comando da Usiminas, que havia sido indicado pelos italianos. Parisotto aproveitou a brecha para ganhar espaço.

Casado com a modelo Luiza Brunet, o empresário gaúcho é dono da Videolar, que produz CDs e DVDs em Manaus, da corretora de valores Geração Futura e também tem forte atuação como investidor profissional em diferentes companhias.


Endereço da página: