Folha de S. Paulo


Entenda os dados do PIB brasileiro e a revisão pelo IBGE

Desde 2010, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) trabalha para introduzir novas recomendações metodológicas da ONU (Organização das Nações Unidas), lançadas em 2008, para a cálculo do PIB (Produto Interno Bruto). O organismo internacional deu prazo até 2016 para a maior parte dos países.

Na nova metodologia, muitas despesas passaram a ser consideradas como investimento, além do fato de melhora da base de dados (que traz informações mais precisas sobre alguns setores).

Revisão PIB

Os dados divulgados nesta sexta-feira (27) já consideram os novos parâmetros e apontam expansão da economia de 0,1% em 2014. O resultado é inferior ao de 2013, revisado para cima em 2,7% pelo IBGE -os dados apontavam para alta de 2,5% no período originalmente.

Investimentos em pesquisa e desenvolvimento, prospecção e avaliação de recursos minerais (mesmo que não sejam encontradas, por exemplo, jazidas de minério ou petróleo) e aquisição de softwares são contabilizados no PIB.

Antes, eram encarados como despesas intermediárias e descontadas do cálculo do PIB –que mede a produção de bens e serviços, excluído todo o gasto com compra de insumos, pagamentos de funcionários e outros.

Pela nova metodologia, os gastos governamentais com a compra de equipamentos militares também passam a ser considerados como investimento.

Nos EUA (país com pesados despesas com armamento bélicos e em pesquisa e desenvolvimento), o valor do PIB aumentou 2,4% com a introdução das recomendações da ONU, tarefa concluída em 2014. Foi o primeiro país a incorporar as alterações.

No Brasil, a importância do agora investimento militar é pequeno, segundo o IBGE.

Outra mudança importante é a forma de contabilizar a produção gerada pelas sedes de empresas industriais que realizam atividades de auxiliares e administrativas –caso tenham relevância para as companhias. Antes, eram contabilizadas como despesas, dentro da produção gerada pela unidade fabril da companhia.

Agora, vai ser atribuído um valor para essa produção, que migrará do setor industrial para o de serviços.

Um exemplo: todas os serviços corporativos da Vale, realizados na sede no Rio, serão computados como serviços prestados às unidades produtivas da mineradora em Minas Gerais e Pará.

O IBGE também aperfeiçoou mecanismos de apuração de dados da saúde pública (considerando o tipo de atendimento e internação, e não mais apenas o total de procedimentos).

Incluiu ainda na construção civil a evolução do custo da mão de obra, e não apenas dos insumos usados nas obras. O setor também terá uma nova abertura, com dados de edificações (residenciais e não residenciais) e obras de infraestrutura.

O instituto também passou a contar com mais fontes de dados, como o Imposto de Renda Pessoa Física e Jurídica e novas pesquisas da indústria (reformulada) e serviços, e reclassificou alguns subsetores.


Endereço da página:

Links no texto: