Folha de S. Paulo


Petrobras sofre duas novas ações na Justiça americana

Duas novas ações judiciais contra a Petrobras foram protocoladas nesta semana na Corte de Nova York, nos Estados Unidos. Ambas pedem ressarcimento de prejuízos por investimentos em ADRs (recibos de ações na Bolsa de NY) e em títulos de dívida da companhia brasileira.

Um dos processos é movido pela gestora de fundos Skagen, da Noruega, o grupo Danske, com subsidiárias na Dinamarca e em Luxemburgo, e a também gestora Oppenheimer, com sede em Nova York.

A Petrobras já é alvo de uma ação coletiva em Nova York, que prevê ganhos para todos os que investiram na companhia entre 2010 e 2014 em caso de vitória dos acionistas.

Duas das gestoras envolvidas neste novo processo, Skagen e Danske, haviam entrado com pedido para liderar a ação coletiva. Juntas, elas alegavam prejuízo de até US$ 267 milhões com aplicações no mercado norte-americano.

O juiz do caso, Jed Rakoff, no entanto, apontou outro grupo, o fundo de pensão de professores e pesquisadores USS, do Reino Unido, como investidor líder.

"Eles decidiram sair da ação coletiva e dar início a um processo próprio", afirmou Blair Nicholas, um dos advogados do grupo que reúne Skagen, Danske e Oppenheimer.

BANCOS COMO RÉUS

O novo processo tem como réus, além da Petrobras, os bancos responsáveis por distribuir os títulos de dívida da companhia brasileira no mercado americano.

São citados Citigroup, JPMorgan, Scotia Capital, HSBC, Banco do Brasil, Banco da China, Bradesco e Banco IMI.

A segunda nova ação foi protocolada em nome de fundos do grupo Dimensional.

O processo pede ressarcimento dos prejuízos com investimentos na Petrobras entre maio de 2010 e janeiro deste ano.

Levantamento da Folha feito em dezembro de 2014, no entanto, mostra que um dos fundos citados na ação, o Dimensional Emerging Markets Value, quase dobrou suas aplicações nas ADRs da estatal no terceiro trimestre, após as primeiras revelações da Operação Lava Jato, em março.

Os advogados do Dimensional não responderam à reportagem até a conclusão desta edição.


Endereço da página: