Folha de S. Paulo


Companhias aéreas ampliam promoções para manter voos

Para não voar com aviões vazios, as empresas aéreas estão lançando promoções agressivas e cada vez mais frequentes para voos domésticos e internacionais.

Promoções são comuns em época de baixa temporada. Normalmente começam logo depois do carnaval. Neste ano, porém, elas começaram em janeiro.

"Promoção hoje é sobrevivência. E é consequência de um momento muito difícil", declarou o presidente da Azul, Antonoaldo Neves.

A empresa já lançou 11 promoções para estimular a demanda neste ano. Na segunda (23), havia passagem de Belo Horizonte para Miami por R$ 972. A Gol fez quatro promoções de fim de semana neste ano, e a TAM, seis.

Os feirões de passagem são mais frequentes aos finais de semana, mas há também promoções relâmpago, que duram uma hora apenas.

"A lógica é de ocupação. Como se vende com antecedência, não se pode cancelar o voo. Então você faz promoção para encher", disse o presidente da Gol, Paulo Sérgio Kakinoff.

Reunidos durante o Fórum Panrotas, dedicado ao setor de viagens, na manhã desta terça (24), os presidentes da Azul, da Gol e da Avianca afirmaram que é cedo para dizer se haverá corte de ofertas de voos. "A nossa previsão é de oferta estável para 2015, mas isso pode ser revisto", afirmou Kakinoff.

A Azul remanejou 8% da sua malha para voar a partir de maio, privilegiando voos mais rentáveis. Nessa restruturação, os destinos de Araguaina e Campina Grande foram eliminados.

A Avianca cancelou planos de expansão. A empresa já havia iniciado a importação de dois Airbus 330, para voos internacionais, mas desistiu. "Estamos indo ao extremo da criatividade para encontrar uma saída", disse José Efromovich, da Avianca.

Com a baixa demanda de brasileiros devido à disparada do dólar, as estrangeiras focam em vender lá fora.

"O Brasil ficou mais atraente devido ao real fraco, e estamos vendo uma mudança do perfil, com mais estrangeiros vindo para cá, principalmente nos voos para Rio de Janeiro, Manaus e Recife", afirmou o diretor da American Airlines no Brasil, Dilson Verçosa.


Endereço da página: