Folha de S. Paulo


Futuro dos jornais na era das multiplataformas vai a debate

A Folha realiza nesta quarta-feira (18) o debate "O futuro dos jornais na era das multiplataformas".

Já com inscrições esgotadas, participam Leão Serva, colunista da Folha, Eugênio Bucci, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), e Vera Guimarães, ombudsman do jornal. A mediação será de Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha.

Serva, que lança o livro "A Desintegração dos Jornais", defende que a sobrevivência dos jornais passa pela desintegração das Redações –e não pelo contrário, como vem sendo feito, em sua integração.

Em entrevista, acrescenta que unir as equipes "analógicas e digitais, nas empresas já existentes, é erro estratégico pelo qual a indústria vai pagar por muito tempo".

Entre os motivos, porque isso "submete o novo ao velho, a virtude ao vício, além de custar um dinheiro que não deveria ser gasto".

Serva, que foi secretário de Redação da Folha, entende desintegração como "a separação [das Redações], cada uma andando com as próprias pernas, hierarquia e finalidades".

O que ele preconiza vai contra o modelo adotado pela maioria dos grandes jornais do Brasil e do mundo, esta Folha inclusive, de integrar as Redações para que produzam conteúdo a ser consumido em diferentes plataformas.

Serva diz ter escrito o estudo após identificar a falta de "um livro brasileiro tratando dessas questões com uma visão brasileira". E que "A Desintegração dos Jornais" reflete "discussões concretas que ocorrem em jornais e revistas hoje", no país.

No encontro, Bucci também falará de seu novo livro, "O Estado de Narciso" (Companhia das Letras), sobre a máquina de comunicação oficial e as táticas de informação nas diferentes esferas do poder público.

A DESINTEGRAÇÃO DOS JORNAIS
AUTOR Leão Serva
EDITORA Reflexão
QUANTO R$ 24,90 (100 págs.)
LANÇAMENTO nesta quarta (18), às 19h, com debate no auditório da Folha – al. Barão de Limeira, 425, 9º andar, região central de SP


Endereço da página: