Folha de S. Paulo


Moody's corta nota da Petrobras, que perde grau de investimento

A Petrobras, maior estatal brasileira, perdeu nesta terça (24) o chamado grau de investimento, espécie de selo de local seguro para investir, da agência de classificação de riscos Moody's, considerada uma das mais austeras em suas avaliações.

O motivo foi a crescente dificuldade de a empresa conseguir publicar o balanço auditado, levantar dinheiro no mercado de capitais e o impacto que isso terá em seu caixa nas próximas semanas.

O rebaixamento, que ocorre duas semanas após a troca no comando da estatal, terá como consequência a saída de investidores, como fundos de pensão e de investimento, que não podem colocar dinheiro em ações e dívidas de empresas consideradas de alto risco de calote, como é agora a Petrobras.

Sem balanço auditado, a estatal não conseguia levantar recursos no mercado de capitais. A mudança deve tornar ainda mais caro o financiamento da companhia. Também deverá impactar os custos de financiamento de toda a cadeia de óleo e gás, que tem na Petrobras a principal intermediadora junto aos bancos e ao mercado financeiro. Pelo menos R$ 9 bilhões em papéis de fornecedores da Petrobras estão nos fundos de investimento brasileiros.

De uma só vez, a agência rebaixou a nota da estatal em dois degraus, ação incomum no histórico das agências de avaliação de risco, e ainda indicou que a empresa pode ter novos rebaixamentos.

Também é raro que uma estatal tenha uma avaliação de risco tão abaixo do próprio país (que está em Baa2, três graus acima da Petrobras). Isso porque as agências entendem que o risco de calote de uma empresa dessas se confunde com o do país –ou seja, em caso de necessidade sempre será socorrida pelo governo.

A agência deixou claro ainda que, caso a avaliação do Brasil seja rebaixada, a nota da Petrobras deverá ser afetada também.

A agência reconheceu os esforços da estatal para aumentar a transparência, como o comunicado de que deve publicar os resultados auditados até abril, mas considera a hipótese difícil de ser atingida. "No entanto, a Moody´s não vê ainda nenhuma certeza concreta de que os balanços auditados fiquem disponíveis em alguma data particular"

A Petrobras está devendo até agora aos investidores o balanço auditado referente ao terceiro trimestre do ano passado. No dia 28 de janeiro, após dois adiamentos, o a estatal divulgou seus resultados, mas o documento não trouxe o aval da auditoria independente, nem os descontos referentes à corrupção, como previa a própria estatal.

A baixa contábil dos valores pagos indevidamente por conta do esquema de corrupção é uma exigência da PwC, que audita o balanço da estatal.

A Petrobras enfrenta dois problemas. Por um lado, a lei brasileira exige que as companhias apresentem em até 90 dias após encerrado o ano seus resultados. Por outro, se não divulgar seu balanço auditado até maio, os credores podem solicitar o pagamento antecipado de dívidas, o que colocaria a petroleira, que já está altamente endividada, numa situação financeira delicada.

A divulgação dos números de forma parcial e sem o selo da auditoria já havia feito com que a Moody's rebaixasse no dia 29 de janeiro a nota da estatal. Na ocasião, no entanto, a Petrobras ainda havia mantido o grau de investimento.

No início deste mês, a agência Fitch Rating rebaixou a avaliação da estatal e a colocou no último nível de grau de investimento. Segundo a agência, a iniciativa deu-se por conta da prolongada incerteza "em relação à habilidade da empresa de estimar as perdas decorrentes de corrupção".

Procurada para comentar a perda do grau de investimento, a Petrobras limitou-se a emitir nota comunicando o mercado sobre o rebaixamento e informando que "não há dívidas sujeitas a vencimento antecipado por causa da piora da nota".

HISTÓRICO

Em janeiro, a Moody´s já havia rebaixado todas as notas da Petrobras, citando preocupações com investigações sobre corrupção na estatal e possíveis impactos do atraso da divulgação do balanço auditado na saúde financeira da companhia.

Editoria de Arte/Folhapress

ALERTAS

Na última sexta-feira (20), analistas do banco JPMorgan haviam alertado sobre um "rebaixamento iminente" da companhia.

"A Moody's deve ser a primeira a agir, já que deu só até o fim do mês para que Petrobras mostrasse algum progresso sobre a publicação de resultados auditados", afirmaram em relatório.

"Apesar de esperar alguma queda nas ações no caso de um rebaixamento, acreditamos que no curto prazo (nos próximos dois meses) apenas a Moody's pode rebaixar a nota da companhia", afirmou a equipe do banco.

Nas duas outras principais agências de risco, Fitch e S&P, a Petrobras está a apenas uma nota de perder o grau de investimento.

O JPMorgan também alertou para a possibilidade de o governo ter de emprestar dinheiro para a Petrobras -via bancos públicos- ou garantir o pagamento das dívidas da companhia com títulos públicos caso.

Em entrevista à Reuters na semana passada, o analista da Moody's, Mauro Leos, afirmou que a Petrobras é um "potencial evento de alto risco" para a nota do Brasil, atualmente Baa2, que indica grau de investimento com risco de crédito moderado e é o segundo acima do grau especulativo, com perspectiva negativa.

De acordo com ele, a probabilidade de que seja necessária ajuda financeira para pagar as dívidas da companhia continua baixa, mas está aumentando por causa da demora na publicação dos resultados financeiros auditados.


Endereço da página:

Links no texto: