Folha de S. Paulo


Juiz confirma que Range Rover de filho de Eike está na garagem do seu prédio

O juiz Flávio Roberto Souza confirmou que a Range Rover de Thor Batista, filho de Eike Batista, está na garagem do seu prédio, assim como estava o Porsche Cayenne do empresário –que ele admitiu ter dirigido nesta terça-feira– porque decidiu nomear um morador do mesmo condomínio como fiel depositário do veículo do jovem. A informação de que o carro de Thor também estava com o juiz havia sido divulgada pelos advogados de Eike Batista.

"Escolhi uma pessoa da minha confiança, que é um funcionário técnico da Petrobras, que mora no mesmo prédio em que moro, para ficar com o carro do Thor. As informações estão à disposição da defesa, no processo. Ele assinou um documento com fé pública e, por isso, é responsável por zelar pelo bem", afirmou Souza.

Sérgio Bermudes Advocacia
Range Rover pertencente a Thor Batista estacionada na garagem do prédio do juiz Flávio Roberto de Souza
Range Rover pertencente a Thor Batista estacionada na garagem do prédio do juiz Flávio Souza

Segundo o juiz, a Range Rover está em sua garagem desde o dia 20, data de nomeação do fiel depositário. Foi nessa data, diz, que Thor entregou o carro, que estava apreendido havia duas semanas, mas não tinha sido localizado pela Polícia Federal.

Questionado por que não nomeou uma pessoa como responsável pelo Porsche Cayenne do empresário que ele conduziu nesta terça-feira, no Centro, Souza disse que os bens apreendidos na primeira operação da Polícia Federal seriam os primeiros a entrar em leilão e que, por isso, não nomeou fiéis depositários para eles.

O primeiro leilão, em que seriam oferecidos a Lamborghini e outros quatro carros, era previsto para esta quinta-feira (26), mas acabou adiado.

Só depois, diz o magistrado, decidiu, junto com o leiloeiro, deixar o Porsche para o terceiro de cinco leilões de bens.

Souza afirmou, ainda, que não tinha uma pessoa "de confiança" para um bem de valor mais elevado.

O Porsche ficou, por decisão do juiz, à disposição da Justiça e, nessa condição, diz, poderia conduzi-lo. Segundo Souza, o Porsche foi levado para seu prédio porque o considerava um lugar seguro e que queria protegê-lo e manter sob vigilância de câmeras.

Souza disse que os carros de Thor e Luma de Oliveira, sua mãe e ex-mulher de Eike, serão liberados quando ambos comprovarem ter comprado os veículos com recursos próprios, e não do empresário. "Quando a defesa trouxer esses documentos, os carros de Luma e Thor serão liberados".

O CASO

No dia 6 de fevereiro, policiais estiveram nos endereços de Eike no Rio para recolher seis imóveis, piano, relógios, obras de arte e seu celular. No dia 11, a PF apreendeu o iate e jet skis do empresário em Angra dos Reis.

Um dia depois, três veículos foram apreendidos por policiais federais na casa de Luma de Oliveira, ex-mulher de Eike Batista e mãe de seus filhos Thor e Olin.

Os mandados são desdobramentos da decisão em que foram decretados bloqueios de R$ 3 bilhões em bens do empresário, de seus filhos Thor e Olin, da mulher Flávia e da ex-mulher Luma. O valor seria utilizado para pagamento de possíveis multas e indenizações, caso o empresário seja condenado.

Tanto os mandados quanto os bloqueios atendem a pedido do Ministério Público Federal quando apresentou a denúncia contra o empresário, em setembro do ano passado.

A denúncia, acolhida por Souza, foi convertida em ação penal contra o empresário em seguida, tornando Eike réu por supostamente ter cometido "insider trading" (negociação de ações com informação privilegiada ) e manipulação de mercado, na venda de ações da OGX.


Endereço da página:

Links no texto: