Folha de S. Paulo


Trabalhadores da Petrobras terão novo representante no conselho

Os trabalhadores da Petrobras terão um novo representante no conselho de administração da empresa.

O coordenador do Sindicato dos Petroleiros na Bahia, Deyvid Bacelar, venceu o segundo turno da eleição para o cargo e será o terceiro trabalhador a integrar o conselho desde 2012, quando foi criada a vaga.

Ele obteve 6.864 dos 11.870 votos válidos, ou 57,83% do total. Sílvio Sinedino, atual representante dos funcionários no conselho, obteve 5.006 votos, ou 42,17% do total.

O conselho de administração é a instância máxima de decisão de uma empresa de capital aberto. Na Petrobras, o colegiado tem dez integrantes, dos quais sete nomeados pelo governo, dois por acionistas minoritários e um pelos trabalhadores.

Bacelar, 34, deverá assumir em abril, quando encerra-se o mandato de Sinedino. O antecessor, integrante da diretoria da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet) foi o primeiro trabalhador a ter assento no conselho, para o qual havia sido eleito duas vezes desde 2012.

Ele trabalha na Petrobras há nove anos, como técnico de segurança do trabalho na refinaria Landulpho Alves (BA).

O novo conselheiro da Petrobras disse estar "aliviado" e "preocupado" com a escolha da nova diretoria.

"Estou aliviado porque não foi um neoliberal escolhido um nome imposto pelo mercado. Mas também preocupado porque os trabalhadores não participaram da decisão", disse Bacelar.

Bacelar defende que a Petrobras mantenha contratos com as empreiteiras denunciadas na Lava Jato "para não prejudicar os trabalhadores". "Deve-se punir os dirigentes, e não as empresas. Insistir nessa decisão é prejudicar milhares de trabalhadores em todo o país. Espero que essa decisão seja reavaliada."


Endereço da página:

Links no texto: