Folha de S. Paulo


EUA pedem à União Europeia que se comprometa com a Grécia, diz jornal

O governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está pressionando os líderes da zona do euro para que se comprometam mais com o novo governo da Grécia, uma vez que vem crescendo o temor de que o impasse entre gregos e União Europeia possa prejudicar a economia global, disse o "Financial Times" em reportagem publicada neste domingo (8).

O lobby norte-americano acontece em um momento no qual Bruxelas e Washington se preocupam cada vez mais com a postura firme e linha-dura de alguns membros da zona do euro, especialmente a Alemanha, pressionando a Grécia a seguir adotando a política de austeridade, com cortes no orçamento como o restante da União Europeia, segundo a reportagem, que citou funcionários da administração da União Europeia e do governo dos EUA.

"Nós avisamos todas partes que é necessário comprometimento de todo mundo", teria dito um funcionário do governo norte-americano, segundo o Financial Times. "Existem limites para quanta austeridade uma sociedade pode aguentar".

Uma delegação norte-americana está se dirigindo à Atenas, liderada pelo secretário do Tesouro para a Europa, Daleep Singh, segundo o jornal.

O temor ocorre devido às políticas radicais de esquerda do recém-empossado primeiro-ministro Alexis Tsipras, contrárias às medidas de austeridade impostas no país como parte do pacote de resgate financeiro de 2010.


Endereço da página: