Folha de S. Paulo


Alexandre Abreu assume Banco do Brasil no lugar de Bendine

O vice-presidente de Negócios de Varejo do Banco Brasil, Alexandre Abreu, 48, assumirá o comando do banco no lugar de Aldemir Bendine. A informação será divulgada nesta sexta (6), após o fechamento da Bolsa.

Abreu ganhou prestígio com a presidente Dilma Rousseff em 2010, quando o BB reduziu as taxas de juros e as tarifas bancárias para competir com as instituições privadas.

Funcionário de carreira do BB, Abreu entrou no banco em 1986 como escriturário na agência de Cariacica (ES). Além do varejo, o executivo passou pelas áreas de cartões, seguros e internet do banco.

O executivo cursou administração de empresas e tem MBA em gestão e marketing.

Sergio Lima/Folhapress
Alexandre Abreu, que assumirá presidência do BB
Alexandre Abreu, que assumirá presidência do BB

Abreu assumirá o posto no lugar de Aldemir Bendine, que será o novo presidente da Petrobras, na vaga de Maria das Graças Foster.

Bendine esteve à frente do BB desde 8 de abril de 2009, em substituição ao então chefe do banco Antonio Francisco de Lima Neto. Ele foi escolhido para o cargo na gestão do ex-presidente Lula para reduzir os juros do banco e aumentar o volume de crédito.

Ivan Monteiro, atual vice-presidente de Finanças do Banco do Brasil, será o novo diretor financeiro da Petrobras, apurou a Folha. O cargo é chave para enfrentar a atual crise pela qual a petroleira passa.

Na quarta (4), Graça Foster e outros cinco conselheiros pediram demissão do cargo. A renúncia coletiva ocorreu após os diretores não aceitarem o cronograma definido por Dilma Rousseff para a mudança na direção da empresa. Dilma queria que eles ficassem até o fim do mês.

Com agências


Endereço da página:

Links no texto: