Folha de S. Paulo


Pico de consumo e "restrição" entre NE e Sul provocaram apagão, diz ONS

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) confirmou, na tarde desta segunda-feira (19), que o apagão ocorrido em vários estados do país foi decorrente, em parte, do aumento da demanda de energia no horário de pico.

Em nota publicada em seu site, o órgão disse ainda que houve "restrições de transferência de energia das regiões norte e nordeste para o sudeste", sem explicar claramente o que isso seria. Não está claro se essas "restrições" significam falhas em linhas de transmissão ou subestações de energia.

O ONS explicou que essa situação provocou uma queda na "frequência elétrica" do sistema, provocando o desligamento automático de 11 usinas geradoras, das quais oito na região Sudeste, duas no Centro-Oeste e uma no Sul. Essas usinas produzem no total 2.200 MW. O sistema, que segundo o ONS, opera em frequência de 60 hertz, caiu a 59 hertz, causando a falha.

A usina nuclear de Angra 1, em Angra dos Reis, foi uma das que parou de funcionar. Segundo a Eletronuclear, subsidiária da Eletrobrás que opera a usina, por conta da alteração no padrão de frequência da usina, a unidade foi desligada às 14h49 e até às 18h56 não havia sido religada.

O ONS informou que "visando restabelecer a frequência elétrica às suas condições normais" atuou em conjunto com as distribuidoras das regiões sul, sudeste e centro-oeste, "impactando menos de 5% da carga do sistema".

No chamado SIN (Sistema Interligado Nacional), a energia produzida nas usinas espalhadas por todo o país pode trafegar entre as regiões, com exceção do Norte, que não é interligado. Diariamente volumes grandes de energia produzidos no Nordeste, por exemplo, viajam pelas linhas de transmissão para as regiões sudeste, centro-oeste e sul do país.

Nesta terça-feira (20), às 14h30, no Rio de Janeiro, o ONS se reunirá com os agentes envolvidos para analisar o apagão de hoje.

Leia a seguir a íntegra da nota do ONS:

"No dia 19 de janeiro, a partir das 14h55, mesmo com folga de geração no Sistema Interligado Nacional (SIN), restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica.

Na sequência, ocorreu a perda de unidades geradoras nas usinas Angra I, Volta Grande, Amador Aguiar II, Sá Carvalho, Guilman Amorim, Canoas II, Viana e Linhares (Sudeste); Cana Brava e São Salvador (Centro-Oeste); Governador Ney Braga (Sul); totalizando 2.200 MW. Com isso, a frequência elétrica caiu a valores da ordem de 59 Hz, quando o normal é 60 Hz.

Visando restabelecer a frequência elétrica às suas condições normais, o ONS adotou medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema.

A partir das 15h45, a situação foi totalmente normalizada.

Amanhã, dia 20 de janeiro de 2015, às 14h30, no Rio de Janeiro, o ONS se reunirá com os agentes envolvidos para analisar a ocorrência."


Endereço da página: