Folha de S. Paulo


Participante de MG vence simulador de ações com valorização de 362%

O empresário Laercio Marinzek, 47, foi o vencedor de 2014 do Folhainvest, simulador do mercado de ações feito pela Folha em parceria com a BM&FBovespa.

O participante, de São Sebastião do Paraíso (MG), obteve ganho de 362,2% em sua carteira de ações. Para comparação, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira e que reúne os papéis mais negociados, encerrou o ano com queda de 2,91%.

Marinzek apostou na estratégia de unir as análises fundamentalista e gráfica para conquistar e manter a primeira posição no simulador. Na primeira análise, o investidor avalia os setores e as companhias com base em notícias, informações financeiras, indicadores econômicos do país e perspectivas operacionais, por exemplo.

Já na segunda análise o investidor observa os gráficos que compilam o desempenho histórico das ações em busca de comportamentos que se repetem e que possam, assim, indicar a chance de um mesmo movimento se repetir no futuro –apontando a necessidade de comprar ou vender os papéis antes que isso ocorra.

"No começo do ano, analiso os setores e vejo quais as perspectivas para os próximos trimestres das companhias que fazem parte deles. As empresas que apontarem um cenário interessante, entram na minha lista de trades [operações] de médio prazo", disse Marinzek.

"Depois disso, acompanho semanalmente os gráficos para identificar oportunidades. Sempre deixo uma parte dos meus recursos reservada para trades de curto prazo, um ou dois dias", acrescentou o participante.

Arquivo Pessoal
Laercio Marinzek, vencedor do simulador de ações Folhainvest em 2014, com valorização de 362,2%
Laercio Marinzek, vencedor do simulador de ações Folhainvest em 2014, com valorização de 362,2%

MAPA DA MINA

Segundo Marinzek, seu expressivo ganho no ano refletiu operações com papéis do setor elétrico, como Cemig, e de bancos, como Banco do Brasil. O participante também se beneficiou de operações de curto prazo com ações do setor imobiliário, por exemplo.

"De setembro para cá, passei a usar todo retorno das operações para comprar Vale. Os gráficos me mostravam que ela não perderia a casa dos R$ 25, mas eles estavam errados, e ela caiu para R$ 19. Não fosse esse tombo, meu desempenho no Folhainvest poderia ter sido bem melhor", completou.

Para 2015, Marinzek acredita que o mercado de ações deve continuar "difícil" e que, embora ainda não tenha pensado em uma nova estratégia, está "namorando com o setor de papel e celulose". O participante diz que mantém em sua carteira real, na BM&FBovespa, ações da Vale e do Bradesco, além de oportunidades pontuais.

"Às vezes acontece de fazer um teste no simulador que dá certo, mas você não fez a operação na vida real, e deixa de ganhar. Acontece, mas é bom para aprender. Tem que ter 'stop' [operação que vende automaticamente uma ação quando ela atinge um valor predeterminado] em tudo. Não deu certo, tem que seguir em frente", afirmou.

"É importante já contabilizar um possível prejuízo antes de fazer a operação. Se o papel subir, altero o 'stop' e continuo operando. Se cair, a perda já vai ser esperada, sem chance de surpresa. O Folhainvest é uma baita escola. E de graça. O investidor vai se familiarizando com o mercado até que tenha confiança e conhecimento o suficiente para operar na Bolsa real."

GERAL

A disputa pelo segundo lugar no ranking geral do simulador acirrou no último mês do ano entre dois participantes também de Minas Gerais. Elson Costa, de Belo Horizonte, terminou na segunda colocação, com ganho de 169,6% em sua carteira de ações. Em seguida, Roger Thiago Alves Rodrigues, de Uberlândia, obteve avanço de 166,3%.

O quarto lugar no ranking pertenceu a Jaco Batista Oliari, com 166,2%. Cleide Barboss completou a lista dos cinco primeiros colocados, com 148,9%. Cleide também liderou entre as mulheres. Já Rodrigues ocupou o primeiro lugar no ranking universitário.

Por regiões, Marinzek liderou no Sudeste, e Mauri A. S. Junior, no Norte, com ganho de 101,9%. Jaco Batista Oliari foi o primeiro no Sul. No Nordeste, Andrezza Gabriel Mederios Costa liderou, com 74,6%. Eduardo Ferreira Freitas ficou à frente no Centro-Oeste, com 131,1% de ganho.

A premiação em 2014 inclui cursos sobre investimentos, acesso a banco de dados de cotações e iPads, mas pode haver substituição desses itens por produtos equivalentes ou com valor financeiro similar.

*

Confira o ranking do Folhainvest em 2014

Participante Variação da carteira, em %
Laercio Marinzek 362,2
Elson Costa 169,6
Roger Thiago Alves Rodrigues 166,3
Jaco Batista Oliari 166,2
Cleide Barboss 148,9
Renato Oliveira 147,4
Carlos Fuzimura 135,9
Eduardo Ferreira Freitas 131,1
Carlos Alberto 124,3
10º Kinguio Trader 122,3
11º Rafael Moraes 120,7
12º Marisa Dahmer 107,9
13º Luiz Scheneider 107,0
14º Leandro Montenegro Pinto 103,4
15º Mauri A. S. Junior 101,9
16º Aline Fritzen Liebl 98,6
17º Guilherme Barros 96,8
18º Antonio Fritzen Liebl 96,8
19º Léo F. N. 96,4
20º Alzira Dahmer 96,3

Atualizado em 30.dez. Fonte: Folha

TEMPORADA 2015

Os interessados em participar da competição, que premia mensalmente e no final do ano quem obtém os maiores ganhos simulados no mercado acionário, podem se cadastrar no site do simulador.

O simulador fica temporariamente inacessível ao internauta e volta a aceitar cadastros a partir de meados de janeiro.

A contagem para a premiação mensal, porém, começa em fevereiro. Até lá, os inscritos poderão testar a ferramenta, com a compra e a venda de ações, e iniciar a rodada 2015 familiarizados com o campeonato.

VENCEDORES ANTERIORES

Em 2013, o vencedor do Folhainvest foi Luiz Fernando Moreira Filho, de Salvador (BA), com ganho de 365,1% em sua carteira de ações. O Ibovespa encerrou aquele ano com desvalorização de 15,5%.

Moreira Filho apostou em uma estratégia de curto prazo para conquistar e manter a primeira posição no simulador. "Trocava a carteira praticamente toda semana. Mesmo as ações que eu conhecia mais eu vendia, para potencializar os ganhos", afirmou.

O vencedor de 2012 foi o analista comercial Morenci Machado, que já tinha familiaridade com o mercado financeiro e acompanhou os acontecimentos econômicos e políticos que afetaram suas ações naquele ano.

Machado obteve uma valorização de 370,7% da carteira de investimentos no período, enquanto o Ibovespa (principal índice da Bolsa brasileira) subiu 7,4%.


Endereço da página:

Links no texto: