Folha de S. Paulo


Produtor discute viabilidade de ampliar bem-estar de animais

Para representantes de associações de produtores de suínos e de aves, a implementação de medidas que visam aprimorar o bem-estar dos animais é um caminho sem volta.

Mas ainda há questionamentos sobre a viabilidade do modelo em larga escala. Segundo o diretor de produção da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Ariel Mendes, é inviável economicamente mudar o sistema de produção de ovos no país –com as galinhas no chão, em vez de gaiolas.

Uma melhoria que poderia ser proporcionada aos animais seria implantar as chamadas gaiolas enriquecidas, mais espaçosas e confortáveis, diz.

Um dos pioneiros na criação de fêmeas em baias coletivas, o produtor Rubens Valentim, de Brasília, disse que o sistema -implantado na granja dele há quatro anos- é mais vantajoso que o manejo das matrizes feito em gaiolas.

Ele quer acabar com as gaiolas no ano que vem. "Acho bem melhor [o sistema coletivo de criação]. Você elimina o estresse dos animais", afirma Valentim.

Segundo o produtor, no sistema de gaiolas, 7% dos leitões nascem com menos de 1 kg. No coletivo, esse índice não atinge os 2%.


Endereço da página:

Links no texto: