Folha de S. Paulo


Conar investiga Diletto e suco Do Bem por histórias inventadas

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu dois processos éticos para julgar se as empresas Diletto (sorvetes) e Do Bem (sucos) infringiram o código que regulamenta a publicidade no Brasil.

As representações foram abertas no início deste mês a partir da queixa de uma consumidora cujo nome não foi revelado alegando que as informações nas embalagens e em peças publicitárias "não correspondem à verdade".

O julgamento deve ocorrer até dezembro e cabe recurso.

Com o slogan "La felicità è un gelato", a Diletto conta que a inspiração para fazer sorvetes veio de Vittorio Scabin, avô de Leandro Scabin, um dos sócios da empresa. O avô teria migrado de um vilarejo da região de Vêneto para São Paulo, após ter de deixar a Itália por causa da Segunda Guerra. Na bagagem, trouxe a experiência de fazer picolés artesanais misturando frutas frescas e neve.

"A história do senhor Vittorio recomeça pelas mãos de seus netos, que souberam juntar as evoluções da indústria às sutilezas do processo artesanal criado e desenvolvido pelo nonno na velha Itália", diz seu site.

Fotomontagem
Picolés Diletto de vários sabores (esq.) e caixinhas do suco Do Bem
Picolés Diletto de vários sabores (esq.) e caixinhas de suco e de água de coco Do Bem

Ao conceder uma entrevista em outubro, porém, Leandro relatou que o avô veio de fato da região de Vêneto, mas se chamava Antonio e nunca fabricou sorvetes. Ele chegou ao Brasil duas décadas antes da guerra e cuidava de jardins de famílias de classe alta.

A Diletto informa que entrará com pedido de arquivamento do processo, com base em casos julgados pelo Conar, e nega que haja violação.

Afirma que "o personagem Vittorio, fundador da Diletto, é o alterego do senhor Antonio, avô de nosso sócio" e que "entrega o que promete: um gelato premium, com base importada da Itália, feito com ingredientes nobres e de procedências garantidas".

LARANJA DO 'SEU FRANCISCO'

A Do Bem usou recurso semelhante para atrair o consumidor e marcar a diferença em relação à concorrência: uma técnica que é conhecida no meio publicitário como storytelling, em que a empresa transmite seu valores por meio de uma história.

A fabricante informa em suas embalagens que as laranjas usadas são "colhidas fresquinhas todos os dias, vêm da fazenda do senhor Francesco do interior de SP, um esconderijo tão secreto que nem o Capitão Nascimento poderia descobrir".

A empresa confirma que as frutas usadas em seus sucos têm origem na fazenda de seu "Francisco" e várias outras fazendas de personagens reais. No caso das laranjas, são processadas por empresas como a Brasil Citrus, que também trabalha para outras marcas de supermercados.

Esclarece ainda que "todas as histórias são verdadeiras" e diz que cresceu, tem hoje cerca de 15 mil pontos de venda e que conta "com mais de um fornecedor de fruta para suprir a necessidade do mercado".


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