Folha de S. Paulo


Pequeno dicionário de 'inovês'

Caminhos para pensar diferente

WORLD CAFÉ METHOD

É um formato para realização de diálogos em grande grupo. Consiste em criar ambiente "especial" para a interação entre as pessoas, com pequenas mesas redondas, café, entre outras coisas. O anfitrião deve receber os participantes de forma calorosa e dividir grupos em pequenas rodas, que recebem perguntas com contexto específico de cada setor. As respostas de cada roda são posteriormente compartilhadas com os outros participantes

INOVAÇÃO INDUSTRIAL
Incentivo à criação começa a se difundir

Saiba mais: www.theworldcafe.com

FUTUROS DESEJÁVEIS

Método consiste na articulação de pessoas com o objetivo de disseminar diferentes visões de futuros desejáveis. A atividade identifica experiências positivas no presente e oportunidades, orientando escolhas e incentivando a inovação. Tendências para o futuro, mapeamento do desejo coletivo e o pensamento prospectivo são alguns dos tópicos abordados pelo método

Saiba mais: laladeheinzelin.com.br laladeheinzelin.com.br

OS 6 #CHAPÉUS

Técnica de Edward de Bono para explorar novas ideias e ajudar os participantes a pensarem melhor. Consiste em chapéus simbólicos de diferentes cores que representam elementos do pensamento, possibilitando o conhecimento de diferentes perspectivas

Saiba mais: "Os seis chapéus do pensamento", de Edward de Bono | Editora Pergaminho

DESIGN THINKING

Técnica para gerar inovação por meio de pilares como a empatia entre as pessoas, a colaboração, a experimentação e a prototipagem (oportunidade de testar as ideias enquanto estão na fase de desenvolvimento)

Saiba mais: "Design Thinking Brasil" de Luis Alt e Tennyson Pinheiro | Editora Campus-Elsevier

CROWD-SOURCING

Processo que conta com a participação de fontes múltiplas para obtenção do conteúdo. A produção coletiva é gerada pela internet com o uso de habilidades individuais e tem como exemplo clássico a Wikipedia

BUSINESS STORYBOARD

Método que consiste na criação de ilustrações em sequência com possibilidades de resoluções de problemas dentro da história

COMPETIÇÃO/PRÊMIO

Empresas estimulam competições e oferecem prêmios com o objetivo de explorar o potencial de seus funcionários, além de criar banco de ideias e projetos inovadores

GAME STORMING

Empresas estão transformando atividades corriqueiras em jogos para expor quem atinge mais metas, colabora mais em projetos ou demonstra maior aprendizado em um treinamento, além de criarem banco de dados com ideias inovadoras. Trata-se de uma adaptação para o mercado de trabalho da tendência da "gamificação"

O que levar em conta ao fazer um jogo corporativo

O que você quer com isso? - Tenha em mente um objetivo de negócio, como vender mais ou aumentar a satisfação dos clientes. Quais habilidades os funcionários precisam adquirir?

O combustível - As pessoas se motivam por desafios, quebrar seus próprios recordes, ganhar destaque ou aprender algo novo. Isso as atiça mais do que dinheiro

As fases - O conteúdo é essencial. O game precisa ter relação com o universo do público alvo, algo que seja familiar. No Brasil, o futebol é um tema obvio

Somos amigos - Cuidado para não estimular brigas por prêmios. A ideia é que funcionários aprendam algo ou interajam na realização de tarefas

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Os tipos de jogador

Segundo o professor britânico Richard A. Bartle

Editoria de Arte/Folhapress

Realizadores (vencer sempre) Jogador motivado pela competição, que deseja vencer sempre e fazer o maior número de pontos. Precisa ver o tempo todo como está o seu desempenho

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Exploradores (o caminho é importante) Gasta tempo tentando entender as possibilidades e os porquês do game. São motivados pelo conhecimento, então precisam ter acesso a dados exclusivos durante a competição

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Matadores (saia do caminho) Usuário que quer mesmo destruir adversários, e não só vencer. É intensivo, provocador e agressivo. Ter muitos competidores nesse estilo pode afetar os outros jogadores

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Socializadores (quero fazer amigos) Esse tipo de jogador gosta de jogar por causa da interação social. Para atraí-lo, é preciso criar meios de ele conversar com outras pessoas no jogo. Unir vida on-line e off-line é importante

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Quem ajuda a inovar

Start-up - Empresas, geralmente recém-criadas, com histórico operacional limitado que estão em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercado

Aceleradora - Grupo de investidores que ajuda uma empresa iniciante a adaptar seu produto e modelo de negócios em programas que duram até seis meses

Incubadora - Instituição em geral ligada a centros de pesquisa que ajuda pequenas empresas a desenvolverem produtos e novas tecnologias

Investidor-anjo - Pessoas que investem seu capital em empresas nascentes com potencial de crescimento

Capital-semente - Financiamento a projetos empresariais antes da instalação do negócio, ainda em fase de projeto e desenvolvimento

Venture Capital - Compra de participação acionária (geralmente minoritária) com objetivo de ter as ações valorizadas para posterior saída da operação

Crowdfunding - Processo que conta com a participação de fontes múltiplas para obtenção de capital. Financiamento coletivo com pessoas físicas, na maioria das vezes, interessadas na iniciativa. Exemplo: Kickstarter e Catarse

Equity crowdfunding - Espécie de vaquinha em que vários investidores compram pequenas partes da empresa. Exemplo: Broota e Eusocio

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Editoria de Arte/Folhapress

28

dos parques estão em operação

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939

empresas instaladas nos 28 parques em operação

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32.237

empregos gerados nos parques


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