Folha de S. Paulo


Corrida por ofertas deve causar fila em lojas on-line

O cliente que acessa sites de e-commerce para aproveitar a Black Friday sem sair de casa evita empurra-empurras, mas corre o risco de ter as compras barradas por sites sobrecarregados e "filas virtuais". Para comprar sem estresse, é preciso fugir dos horários de pico.

Segundo projeção da Braspag, empresa de pagamento eletrônico, o fluxo deve ser menor até as 9h da sexta-feira (28). Os picos devem ser às 9h, às 12h, entre 16h e 17h e entre 21h e 22h.

"No começo era difícil para o cliente alcançar as promoções porque os sites saíam do ar quando havia muito sacessos", diz Omar Jarouche, coordenador de inteligência estatística da Clear Sale, que detecta fraudes no comércio eletrônico.

Isso levou à adoção das "filas virtuais" por empresas como Submarino e Americanas. Elas funcionam como as de chats on-line, em que, quando o site trabalha acima da capacidade, o cliente aguarda até a sua vez.

Para Jarouche, mesmo com as inovações, a Black Friday ainda deixa clientes de fora. "Tem gente que vai dormir às 3h sem entrar em um site."

Como a prática de lançar ofertas aos poucos no decorrer do dia não é adotada por todas as empresas, há uma corrida pelos melhores preços desde cedo. Enquanto em um dia normal 1% das compras virtuais ocorrem 3h e 6h, no evento de 2013, 8% das vendas foram nesse intervalo, aponta a Clear Sale.

Divulgação
Centro de distribuição da loja on-line de roupas dafiti em Jundiaí (SP); vendas no evento devem equivaler a 5 dias normais
Centro de distribuição da Dafiti em Jundiaí (SP); vendas no evento devem equivaler a cinco dias normais

'BLACK MOUNTH'

Para diluir -e estender- o embalo, lojas passaram a dar descontos também em dias como a "Cyber Monday", marcada para a segunda-feira seguinte (1º). Neste ano, a Netshoes antecipou as promoções para todo o mês.

O diretor de marketing da empresa, Juliano Tubino, diz que isso foi feito para tentar atender melhor os consumidores. Malte Horeyseck, sócio-fundador da Dafiti, que vende roupas pela internet, desaprova a extensão.

"A data foi criada para que o varejo off-line ganhasse capital de giro e liberasse espaço para o Natal. No caso do e-commerce, é interessante porque você investe pouco em marketing e repassa essa economia."

Para Horeyseck, a Black Friday traz vendas e novos clientes, mas esticar a campanha inviabiliza a economia em propaganda e, consequentemente, as ofertas. Neste ano, ele espera vender o equivalente a cinco dias normais de novembro.

De acordo com Leandro Soares, diretor de marketing do MercadoLivre, as vendas da Black Friday em 2013 representaram um aumento de 45% sobre as de 2012. Nesse ano, a expectativa é manter crescimento de dois dígitos.

De acordo com a consultoria E-bit, que avalia e-commerces, os itens mais disputados são os mais caros, nos quais um desconto de 10% pode significar centenas de reais. Produtos de informática, eletroeletrônicos e eletrodomésticos estão no topo.

-

  • PARA NÃO AZEDAR A SEXTA-FEIRA

O que fazer ou não ao comprar na Black Friday

NÃO É HORA DE EXPERIMENTAR
É recomendável escolher uma loja on-line na qual você já tenha comprado ou que tenha boas referências de parentes amigos. Isso reduz o risco de problemas com a entrega

NÃO CAIA DE GAIATO
Cuidado com fraudes: é melhor não clicar em anúncios que chegam por e-mail -eles podem ser falsos. É mais seguro digitar o endereço da loja em que quer comprar

É DÉBITO OU CRÉDITO?
É melhor usar cartão de crédito ou sistemas como PayPal e PagSeguro, que facilitam o cancelamento do pagamento. Com boleto ou débito fica difícil ter o dinheiro de volta

CIRCULE ANTES
Para não cair em descontos falsos, escolha o que quer comprar e pesquise os valores com antecedência. Sites como Buscapé e Zoom permitem analisar a tendência dos preços

TEM ATESTADO?
Os criadores da promoção lançaram um selo para indicar os sites que se comprometeram com boas práticas como não maquiar ofertas. Veja em blackfriday.com.br/legal

QUANDO A ESMOLA É DEMAIS
Desconfie e descontos muito espetaculares. Esteja certo da idoneidade e da confiabilidade do e-commerce que estiver praticando preços baixos demais

HORÁRIO DO RUSH
Para não perder tempo, tente evitar os horários de pico de acesso. Segundo a empresa Braspag, os picos devem ocorrer por volta das 12h e das 16h às 17h

O SEGREDO DA FELICIDADE...
... é a redução das expectativas. Nem todos os produtos das lojas estarão com descontos e é improvável que haja lançamentos como o iPhone 6 com preços reduzidos


Endereço da página: