Folha de S. Paulo


OLX e bomnegócio.com fecham acordo para fortalecer classificados on-line

A empresa sul-africana de mídia Naspers, controladora do site OLX, vai unir forças com a norueguesa Schibsted, dona do rival bomnegócio.com, como parte de acordo mais amplo que tem como foco o negócio de classificados online no Brasil, Indonésia, Tailândia e Bangladesh.

Nos termos do acordo, que também envolve a Singapore Press Holdings e a norueguesa Telenor ASA, serão estabelecidas uma série de joint ventures entre as partes para atuação no segmento, conforme disseram as quatro empresas em um comunicado no final da quinta-feira, sem revelar valores.

Tanto no Brasil quanto em Bangladesh, a Naspers vai dividir as joint ventures com a SNT, uma companhia controlada em conjunto pela Schibsted e pela Telenor ASA.

Questionado sobre a estrutura do negócio no Brasil após o acordo, o bomnegócio.com disse à agência Reuters que vai unir atividades com a OLX em um único site, sem dar mais detalhes. A OLX não comentou o assunto.

Reprodução
Reprodução do vídeo publicitário do bomnegócio.com com a participação de Compadre Washington
Reprodução do vídeo publicitário do bomnegócio.com com a participação de Compadre Washington

MARKETING

Ambos os sites vêm investindo fortemente em marketing em horário nobre na TV, buscando expandir sua presença no crescente mercado de classificados online no país, que tem o Mercado Livre como forte competidor, em um momento em que o e-commerce segue mostrando fôlego para crescer mesmo diante da desaceleração da economia.

A empresa de pesquisas E-bit estima que o faturamento do comércio eletrônico brasileiro terá avanço nominal de 21% em 2014, a R$ 35 bilhões.

Segundo o analista Per Gunnar Nordah, da Arctic Securities em Oslo, o acordo deve representar uma importante mudança na dinâmica do setor.

"No longo prazo, é muito importante que dois grandes concorrentes no Brasil estejam unindo forças, travando o mercado de uma forma que dificulta a entrada de novos operadores", disse Nordah.

A transação, que é sujeita à aprovação das autoridades de regulação na União Europeia, deve ser fechada no início de 2015, disseram as companhias.

NASPERS E OLX

O acordo marca nova tacada da Naspers em negócios online em mercados com rápido crescimento. A estratégia transformou a companhia de uma editora da época do apartheid em uma gigante da Internet. Avaliada em mais de 50 bilhões de dólares, a Naspers é a companhia mais valiosa da África.

A Naspers, que possui no Brasil uma participação de 30% no grupo de comunicação Abril S.A. e o controle do site de comparação de preços Buscapé, comprou inicialmente 67,8% da argentina OLX em 2010, tendo elevado posteriormente sua participação para 95%.

Como a Naspers, a norueguesa Schibsted passou de um negócio tradicional de jornal a uma empresa de classificados online. Com operações em dezenas de países, a Schibsted atualmente deve ao negócio online dois terços do seu lucro. No país, seu site bomnegócio.com iniciou as operações em 2011.


Endereço da página: