Folha de S. Paulo


Claro ficará com 40% da TIM, mas Vivo vai continuar como líder

A Claro, do bilionário mexicano Carlos Slim, é a operadora que sairá mais fortalecida com o possível fatiamento da TIM Brasil.

Reportagem desta sexta-feira (31) mostra que as operadoras Claro e Vivo fecharam acordo com o banco BTG Pactual para, junto com a Oi, comprar a TIM Brasil, a segunda maior empresa do mercado brasileira, e reparti-la em três.

Segundo apurou a Folha, pelo acordo, a Claro deve ficar com 40% da TIM. Os outros 60% serão repartidos entre Vivo (32%) e Oi (28%).

Na prática, as três empresas ficam maiores –tanto em clientes quanto em receita. Esse processo, chamado de consolidação, dá musculatura para as empresas fazerem investimentos mais pesados garantindo margens de lucro.

Embora a Claro compre a maior fatia da TIM, a Vivo continuará como líder do mercado porque comprou a GVT recentemente incorporando 4% da receita líquida do setor com a aquisição.

Editoria de Arte/Folhapress

AVAL

A fatia de cada operadora na divisão da TIM ainda está sujeita a ajustes, mas, ainda segundo apurou a reportagem, eles serão pequenos.

O cálculo foi feito de forma a atender as exigências da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). As agências podem impor restrições ou até vetar o negócio caso haja dano à concorrência e ao consumidor.

E EU COM ISSO?

Caso a TIM seja mesmo fatiada, caberá à Anatel definir de que forma ocorrerá a divisão de clientes.

A agência terá de decidir, entre outras questões, se Claro, Vivo e Oi terão de manter as mesmas condições de planos do cliente TIM. Isso para evitar, por exemplo, uma migração em massa, em razão da portabilidade numérica, o que traria problemas para as redes.


Endereço da página:

Links no texto: