Folha de S. Paulo


Emprego na indústria recua pelo quinto mês consecutivo

Pelo quinto mês seguido, o emprego na indústria caiu na esteira da menor confiança dos empresários do setor e na crise que o ramo atravessa, com previsão de queda na produção neste ano.

Em agosto de 2014, o pessoal ocupado na indústria caiu 0,4% frente a julho. Nesses cinco meses de queda, o emprego acumula uma perda de 2,9%. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (10) pelo IBGE.

Em relação a agosto de 2013, o emprego industrial mostrou queda de 3,6%. Trata-se do 35º resultado negativo consecutivo nesse tipo de comparação.

Com isso, o índice acumulado de janeiro a agosto também se mantém em retração (-2,7%), com ainda ritmo mais intenso do que o observado no fechamento do primeiro semestre (-2,4%), ressalta o IBGE.

"O índice acumulado nos últimos 12 meses, ao recuar 2,4% em agosto, manteve a trajetória descendente iniciada em setembro do ano passado (-1,0%)", destaca o IBGE.

Com maior rotatividade do mercado de trabalho e ocupação em desaceleração, a renda dos trabalhadores do setor caiu 1,6% em agosto ante o mesmo mês do ano passado, embora tenha crescido 0,5% frente a julho. O fraco resultado zerou o aumento do rendimento em 12 meses, que ainda vinha ligeiramente positivo.


Endereço da página:

Links no texto: