Folha de S. Paulo


Crítica: Livro usa relatos de vida para expor desigualdade nos EUA

Salários minguantes, empregos sumidos, poupanças perdidas. A crença no mérito, no esforço pessoal e no empreendedorismo se esvai. Só muitíssimo ricos de uma ultra minoria conseguem enxergar o sucesso. A concentração de riqueza é avassaladora: devora os direitos dos cidadãos e gera polarização política na maior potência mundial, os Estados Unidos.

Com esse contorno, o jornalista George Packer escreve o original "Desagregação, por Dentro de uma Nova América". Longe de se preocupar com números e gráficos, a principal matéria prima do livro está nas histórias de vida.

Relatos de trajetórias de trabalhadores, financistas, empresários, celebridades e políticos são trançados desde meados do século 20 até hoje. A narração deixa expostas as
entranhas de uma sociedade que, no passado, viu florescer uma exuberante classe média.

Fred Prouser - 29.abr.2013/Reuters
Peter Thiel, fundador do PayPal, em 2013
Peter Thiel, fundador do PayPal, em 2013

De uma cidade do interior do Ohio, o autor conta o que aconteceu com a operária Tammy Thomas. Depois de duas décadas de trabalho na linha de montagem de uma fábrica de peças, seu emprego desapareceu e suas economias foram tragadas por um fraudulento esquema especulativo.

O caso exemplifica mais uma etapa no desmanche do chamado "cinturão da ferrugem", que abrigou sólidas indústrias e experimentou históricas lutas sindicais. A virada conservadora e a desindustrialização desencadeadas nos anos 1980 trouxeram desemprego (quase 22%, o maior do país), bairros segregados, pobreza e crack.

No Sul, o jornalista colhe depoimentos dramáticos em Tampa (Flórida). Lá, a especulação imobiliária construiu condomínios em lugares ermos, sem transporte público e com propagandas edulcoradas de felicidade ilimitada e lazer infinito.

"As casas construídas nos loteamentos pareciam bunkers, com janelas minúsculas, sem ventilação suficiente, com condicionadores de ar ligados o tempo todo na escuridão cavernosa. Dentro delas, as famílias sentavam-se na sala de estar acarpetada diante de uma TV de plasma de tela grande, com as cortinas fechadas".

Isolados, andando sempre de carro, moradores vivenciavam uma "paranoia generalizada", afirma. "A Flórida atraía os nômades e sem raízes com a eterna promessa de uma segunda chance".

O estouro da bolha imobiliária, inflada pelos grandes bancos, deixou bairros fantasmas, famílias vagando em carros, vidas precárias e desesperadas. Em texto revelador, Packer conta como a justiça atuava em favor de bancos nos casos de perda de propriedade. De baciada, processos incompletos e sem direito de defesa arrancaram a moradia de milhares de famílias empobrecidas.

No topo da pirâmide, o livro vai buscar histórias como a de Sam Walton, o criador da rede Wal-Mart. Mostra como o empresário estruturou sua tentacular rede de varejo inundando as prateleiras com produtos baratos –e importados.

"Ao longo dos anos, os EUA ficaram mais parecidos com o Wal-Mart. O país se tornara mesquinho. Os preços eram mais baixos, e os salários eram mais baixos. Havia menos empregos fabris sindicalizados e mais postos de trabalho de atendente de loja em meio período", escreve o autor.

Michael Nagle/The New York Times
O jornalista George Packer, autor do livro
O jornalista George Packer, autor do livro "Desagregação"

Na ponta tecnológica, aparece Peter Thiel, o milhardário que criou o PayPal, investiu no Facebook e propagou ideias hiperconservadoras. Cético, ele fala de suas críticas ao desempenho dos EUA no setor mais avançado.

Para ele, depois da década de 1970, ciência e tecnologia pararam de progredir. "Queríamos carros voadores, em vez disso temos 140 caracteres", aponta um manifesto on-line de sua empresa de capital de risco.

Repórter da "New Yorker", Packer, 54, diz que seu livro de reportagem tem uma dívida literária com a trilogia "USA", de John Dos Passos, que mergulhou nos EUA no início do século 20.

Percorrendo agora a vida de um empreendedor quebrado, de um militante do Occupy Wall Street, de um assessor na Casa Branca, o jornalista faz um painel de frustrações, viradas e resiliências. Para entender o que ocorre hoje nos Estados Unidos, vale muito mais que pretensiosos livros de economia.

-

"DESAGREGAÇÃO - POR DENTRO DE UMA NOVA AMÉRICA"
AUTOR George Packer
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 59 (496 págs.)
AVALIAÇÃO Ótimo


Endereço da página: