Folha de S. Paulo


'Prévia da inflação' acelera para 0,39% em setembro e supera teto da meta em 12 meses

A pouco mais de duas semanas das eleições, a fase de tranquilidade da inflação ficou para trás. O IPCA-15, prévia do índice oficial do país, ficou em 0,39% em setembro, 0,25 ponto percentual acima da taxa de 0,14% de agosto.

Os dados foram divulgados pelo IBGE na manhã desta sexta-feira (19). Com a aceleração da inflação, a taxa em 12 meses voltou a subir e estoura o teto da meta de 6,5% neste ano. Pelos dados, o indicador de longo prazo ficou em 6,62% até setembro, superior aos 6,49% do IPCA-15 de agosto.

De janeiro a setembro, o índice soma 4,72%, superior à taxa de 3,97% do mesmo de período de 2013.

O índice de setembro veio acima do esperado pelo mercado e marcou o fim do período de queda dos preços dos alimentos, em deflação nos últimos meses. Segundo a Bloomberg, a previsão média de analistas era de variação de 0,34%.

Apesar da piora do cenário, porém, o mercado ainda espera, ao final do ano, um índice pouco abaixo do teto da meta.

MOTIVOS

Os principais impulsos à inflação de setembro vieram dos alimentos, que saíram de uma deflação de 0,32% em agosto para um alta de 0,28% em setembro. O grupo dos transportes também intensificou o aumento médio dos preços de 0,20% para 0,45% entre os dois meses. São os dois grupos de maior despesa das famílias.

A saída de uma fase de deflação em agosto para uma de elevação dos preços os grupos vestuário e despesas pessoais, com altas de 0,17% e 0,31%, respectivamente.

O grupo dos transportes mostrou aceleração em razão das passagens aéreas, cuja alta de 17,58% respondeu por 0,07 ponto percentual do índice, o maior impacto individual no mês.

Já em alimentos, os principais destaques de pressão são as carnes, que ficaram 2,30% mais caras de um mês para o outro; as refeições fora de casa, que teve aumento de 0,90% e o leite longa vida, com aumento de 1,47%.


Endereço da página:

Links no texto: