Folha de S. Paulo


Para 80% dos empresários, funcionários rendem pouco

Uma pesquisa realizada pela consultoria BTA mostra que quase 80% dos empresários brasileiros dizem não acreditar que seus funcionários usam todo seu potencial no ambiente de trabalho.

Para eles, o principal motivo para o baixo desempenho é a insatisfação com o desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Isso reflete nos resultados da empresa: 75% dos entrevistados dizem que a companhia não atua com desempenho máximo possível e 73% assumem que o processo decisório interno é lento –metade considera que as reuniões duram mais que o necessário, por exemplo.

Quando perguntados sobre o tempo improdutivo na rotina de trabalho, 51% afirmam que ele representa de 16% a 30% da carga horária total.

Segundo o estudo, ainda existe muita permissividade diante de comportamentos inadequados.

Em 62% dos casos, as pessoas que apresentam baixo desempenho são mantidas nas equipes. Para a consultoria, liderada por Betania Tanure, professora da PUC de Minas Gerais, isso pode desmotivar os bons profissionais.

Além disso, o estudo concluir que se investe apenas 16% do tempo da empresa em gestão de pessoas. A pesquisa ouviu 531 executivos de alto escalão de grandes empresas no país.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: