Folha de S. Paulo


Lego supera Mattel e se torna maior fabricante de brinquedos do mundo

A dinamarquesa Lego ultrapassou a Mattel, dona de marcas como Barbie e Hot Wheels, e se tornou a maior fabricante de brinquedos do mundo, tanto em lucro quanto em receita de vendas.

Nos resultados do primeiro semestre de 2014, divulgados nesta quarta-feira (4), a companhia informa que suas vendas cresceram 15% e somaram US$ 2,03 bilhões. Já o lucro operacional no período avançou 12% ante 2013, para US$ 636 milhões.

A principal concorrente, Mattel, teve lucro de apenas US$ 7,2 milhões no período, refletindo o impacto da aquisição da Mega Brands, rival da Lego, por US$ 460 milhões.

"Realmente não estamos dando atenção [ao fato de sermos o número um", afirmou John Goodwin, diretor financeiro da Lego, ao jornal "Financial Times". "Esta não é uma meta nossa. Tiramos muito mais energia pelo fato de termos um crescimento maior que 10% em todas as três regiões do mundo [consideradas pela Lego]".

Divulgação
Com vendas impulsionadas pelo novo filme
Com vendas impulsionadas pelo novo filme "Uma Aventura Lego", a companhia dinamarquesa superou a concorrente Mattel e se tornou a maior fabricante de brinquedos do mundo em lucro e receita de vendas

A Lego tem se associado a marcas populares como estratégia para conquistar o mercado, tendo acordos comerciais com as sagas Harry Potter e Star Wars. Além disso, a fabricante se beneficiou do sucesso do filme "Uma Aventura Lego", lançado neste ano.

"Estamos entusiasmados pela recepção dos produtos do filme, que deram um impulso significativo nas vendas durante o primeiro semestre de 2014", afirma Goodwin em comunicado aos investidores da empresa.

CRESCIMENTO

No período, a Lego registrou crescimento superior a 50% nas vendas na China, país em que a dinamarquesa acaba de instalar sua primeira fábrica.

"Há um grande potencial na Ásia, ainda estamos aprendendo e no processo de construir nossa capacidade na região", disse Bali Padda, diretor de operações da empresa no documento aos acionistas.

Apesar dos resultados favoráveis, os executivos da companhia ainda estão cautelosos em relação ao avanço.

"Ainda é cedo para afirmar que esta boa performance irá se refletir no resultado consolidado do ano, já que a maioria das vendas da Lego acontecem no segundo semestre", afirma Goodwin, que destaca a importância das semanas que antecedem o Natal para a companhia. Segundo estimativa do "Financial Times", a segunda metade do ano é responsável por 60% das vendas da marca.

Ainda assim, o crescimento da Lego vem na contramão do mercado de brinquedos como um todo, que tem sido afetado cada vez mais pela preferência de crianças em brincar com smartphones e tablets.

"[Os resultados] têm sido muito satisfatórios em vista do mercado global de brinquedos, que teve um início devagar em 2014", diz Goodwing.

-

Lego - 1º semestre/2014
Faturamento US$ 2,03 bilhões
Lucro operacional US$ 636 milhões
Número de funcionários 11,7 mil (2013)
Principais concorrentes Mattel e Hasbro


Endereço da página:

Links no texto: