Folha de S. Paulo


Manaus terá primeiro estúdio de games da Samsung fora da Coreia

De olho em um mercado em crescimento no Brasil, a Samsung montou seu primeiro estúdio de produção de games fora da Coreia do Sul, país sede da empresa.

O objetivo do laboratório com sede em Manaus, apresentado nesta quinta (28), é explorar o filão dos jogos para dispositivos portáteis e estabelecer um "polo criativo" de desenvolvimento para smartphones e tablets.

A meta é oferecer, de graça, dois jogos mais elaborados e complexos por ano. "Invasion", de estilo "runner", de ação rápida, foi o primeiro: 100% "made in Manaus", já está em lojas virtuais da Samsung pelo mundo.

Os jogos, exclusivos para aparelhos Samsung, podem ser baixados via Samsung Hub e Google Play Store -loja virtual para Android.

"Não se vende dispositivos apenas pelo hardware, mas pelos serviços que oferece. Criamos soluções nessa área pois gasta-se muito tempo jogando no smartphone", disse Álvaro Gonçalves, gerente do Sidia (Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática no Amazonas), que abrange o estúdio.

Segundo dados da consultoria GFK, as vendas gerais de games no Brasil cresceram 25% entre 2012 e 2013, e o mercado nacional já fatura mais do que o de Inglaterra, Alemanha e Espanha.

Reprodução
Tela de game desenvolvido no estúdio de Manaus
Tela de game desenvolvido no estúdio de Manaus

ESTÚDIO EM MANAUS

O laboratório de Manaus tem equipe de 23 profissionais, entre cientistas da computação, programadores e designers. Planeja dobrar o time em quatro meses.

O estúdio, apelidado de "Black River" em alusão ao rio que corta Manaus, também quer parcerias com universidades e firmas locais.

"Queremos ajudar quem queira produzir jogos na nossa plataforma. Como num suporte técnico, a empresa chega com a ideia e usa nosso conhecimento para obter um jogo de melhor experiência ao usuário", disse Gonçalves.

O paulista Antônio Teoli, 28, é um dos funcionários do estúdio. Compositor de música para games há 13 anos, já trabalhou em 450 jogos e, desde janeiro, produz em Manaus as trilhas sonoras dos jogos da empresa.

"Recebi o convite com surpresa, não conhecia Manaus. Mas a experiência tem sido interessante, a equipe é fantástica", disse Teoli.

A Samsung também apresentou nesta semana uma nova estação de capacitação de desenvolvedores de aplicativos gerais, localizada na Universidade do Estado do Amazonas. A chamada estação Ocean, que já tem uma unidade em São Paulo, disponibilizará cursos gratuitos.

A empresa sul-coreana não informou o valor investido na Ocean e no estúdio de games, mas anunciou que deverá abrir até o final do ano mais 200 vagas para o Sidia, em Manaus, que hoje conta com 420 profissionais de pesquisa e desenvolvimento.


Endereço da página: