Folha de S. Paulo


Amazon inicia a venda de livros impressos no Brasil

Maior varejista digital do mundo, a Amazon inicia a venda de livros impressos no país nesta quinta-feira (21). A oferta começa em 150 mil títulos em português.

Desde que se instalou no país, há dois anos, a Amazon só vendia livros no formato digital -com um catálogo em português que começou em 13 mil títulos e hoje já soma 35 mil, além de 2,2 milhões considerando o acervo em qualquer idioma.

Editoria de Arte/Folhapress

O primeiro teste com produtos não digitais se deu em fevereiro deste ano, quando a empresa começou a vender o leitor digital Kindle, segundo Alex Szapiro, diretor da Amazon no Brasil.

A Amazon não dá números sobre o volume de títulos estocados em seu centro de distribuição em Barueri, com 10 mil m² (o equivalente a um quarteirão).

Há algumas semanas, quem passou em frente à sede de uma editora no Belenzinho tinha uma ideia da dimensão: 42 carretas recebiam livros para abastecer o depósito de Barueri.

"Não é só best-sellers, mas também muita cauda longa", diz Szapiro, em referência à teoria do escritor Chris Anderson de que na economia da internet os lucros virão da venda de poucas quantidades de uma variedade enorme de produtos.

PROMOÇÕES

Na estreia, a Amazon vai oferecer frete grátis para compras acima de R$ 69.

Compras feitas até as 11h em São Paulo serão entregues no dia seguinte, dependendo da região da cidade.

A Folha apurou que cerca de 80% da demanda na capital poderá ser atendida no dia seguinte.

A empresa não planeja, neste primeiro momento, oferecer o serviço premium de entrega expressa em poucas horas. "A logística é um desafio no Brasil", diz.

A venda de livros impressos é apenas o início de uma operação que deverá incluir outras categorias de produtos. Mas a empresa não revela quando isso deverá acontecer.

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AMAZON /2013
FATURAMENTO US$ 74,45 bi
EBITDA US$ 3,9 bi
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 88 mil
PRINCIPAIS CONCORRENTES Barnes & Noble, Walmart e BestBuy


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