Folha de S. Paulo


Inadimplência do consumidor no Brasil sobe 11% em julho, diz Serasa

A inadimplência de consumidores no Brasil subiu em julho sobre o mesmo mês do ano passado e também na comparação com junho, segundo dados divulgados nesta terça-feira (12) pela Serasa Experian, que citou quadro de elevação "moderada" nos calotes.

O indicador subiu 11% sobre julho de 2013 e 4% na comparação com junho, acumulando nos sete meses alta de 0,6% sobre igual período do ano passado.

Segundo economistas da Serasa, as dificuldades apresentadas pelo cenário econômico atual, com juros altos, inflação perto do teto da meta e o enfraquecimento do mercado de trabalho "estão produzindo um quadro de elevação moderada da inadimplência".

"Além disso, o fim dos feriados, que predominaram em junho durante a primeira fase da Copa do Mundo, também impactaram o resultado da inadimplência em julho, especialmente os cheques devolvidos e títulos protestados", disseram os economistas em comunicado à imprensa.

No detalhamento por tipo de endividamento, os títulos protestados foram os principais responsáveis pela alta do índice, subindo 21,2% em julho ante junho.

Cheques sem fundos e dívidas não bancárias - cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadores de serviço - subiram 11,6% e 6,1%, respectivamente. A inadimplência junto aos bancos teve alta de 0,3% no período.


Endereço da página: