Folha de S. Paulo


Governo negocia financiamento à exportação com bancos, diz secretário

O governo federal vem conversando com bancos privados nacionais e estrangeiros para tentar elevar a participação deles no financiamento das exportações brasileiras, afirmou o secretário de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Cozendey, nesta sexta-feira (8).

O secretário afirmou que já se reuniu com representantes de doze bancos no mês passado para tentar estimular a participação dos agentes privados nas vendas externas. Segundo ele, uma operação do Deutsche Bank já estaria bem encaminhada para uma empresa de serviços de engenharia.

"Hoje 98% das garantias à exportação estão ligadas ao BNDES", disse ele a jornalistas durante o evento de comércio exterior Enaex.

No encontro, Cozendey detalhou aos bancos o Fundo de Garantia à Exportação e o Seguro de Crédito à Exportação com patrimônio de cerca de R$ 14 bilhões.

"Achamos importante que haja uma diversidade de bancos financiando as exportações. Isso traz recursos e melhorias ao sistema de seguro", disse a superintendente de comércio exterior do BNDES, Luciene Machado.

A ampliação das exportações para África e América Latina estão entre as prioridades. A executiva disse que esse ano os desembolsos da área de comércio exterior do BNDES devem manter o patamar de US$ 7 bilhões de 2013 e que este ano a linha pós-embarque deve ganhar mais peso que a pré-embarque.

Ela afirmou ainda que até agora não houve efeito da crise argentina sobre as operações de financiamento às exportações.


Endereço da página: