Folha de S. Paulo


Morre aos 93 anos Norberto Odebrecht, fundador do grupo Odebrecht

O fundador do grupo Odebrecht, Norberto Odebrecht, morreu neste sábado (19), aos 93 anos, por complicações cardíacas, em Salvador.

O enterro será realizado neste domingo (20) no cemitério Campo Santo, na capital baiana, às 11h.

O engenheiro pernambucano fundou a Construtora Norberto Odebrecht em 1944. A empresa deu origem ao grupo, que atua em 23 países e emprega 200 mil pessoas.

Inicialmente, Norberto concentrou a atuação da construtora na Bahia e, a partir de parcerias com a Petrobras e a Sudene, passou a operar em outros Estados.

O empresário foi presidente do grupo até 1991, quando entregou o comando para Emilio, seu filho.

Xando Pereira - 6.abr.2001/Folhapress
O empresário Norberto Odebrecht na sede da empresa, em Salvador; ele morreu neste sábado, aos 93 anos
O engenheiro e empresário Norberto Odebrecht na sede da empresa, em Salvador

O presidente de honra da Odebrecht era também presidente do conselho de curadores da Fundação Odebrecht e membro da Academia Nacional de Engenharia.

Nos últimos anos de vida, dedicou-se à fundação. Um de seus maiores xodós era um projeto de desenvolvimento socioeconômico na região do baixo-sul da Bahia, que fomentou e apoiou a formação de cooperativas para produção de palmito, mandioca, aquicultura e artesanato. As visitas dele à região eram frequentes.

Além de empresário, Norberto também foi escritor. Desde 1968 publicou diversos títulos, como "Sobreviver, Crescer e Perpetuar" (1983).

Atualmente, o filho Emílio é presidente do conselho de administração da Odebrecht S.A. e o neto Marcelo Odebrecht é diretor-presidente da Organização Odebrecht.


Endereço da página:

Links no texto: