Folha de S. Paulo


Hábito de assistir jogo fora de casa deixou audiência da Copa subestimada, diz Ibope

Pelos dados de audiência, o desempenho da Copa pode parecer modesto -foram 41 pontos no Ibope durante o jogo de maior audiência, a abertura de Brasil contra Croácia, contra 51 no último episódio da novela "Avenida Brasil", por exemplo (cada ponto no Ibope equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo). Mas um dos motivos para isso é que muita gente assistiu aos jogos em grupo, seja nos bares, na casa de amigos ou em lugares abertos como as Fan Fests.

A conclusão é do próprio Ibope, em pesquisa adquirida pela Rede Globo e obtida pela Folha. A empresa de pesquisas entrevistou, por telefone, 750 pessoas maiores de 12 anos, em uma amostra representativa da população da região metropolitana de São Paulo, perguntando onde elas tinham assistido ao jogo do Brasil contra o México, durante a primeira fase da Copa.

O Ibope concluiu que, das 9,7 milhões de pessoas que assistiram ao jogo, apenas 5,4 milhões o fizeram na sua própria casa. Isso significa que o alcance das transmissões estaria subestimado pelos métodos tradicionais de medição de audiência –o incremento que a pesquisa do Ibope sugere é de cerca de 80%. O número inclui os telespectadores da Band e dos canais de TV a cabo, não apenas da TV Globo.

Desse total de 9,7 milhões de telespectadores, 8,1 milhões assistiram ao jogo pela transmissão da Globo, segundo o Ibope. A final entre Alemanha e Argentina teve 34 pontos no Ibope. A partida de maior audiência, exceto pelos jogos do Brasil e pela final, foi a semifinal entre Argentina e Holanda, com 29 pontos no Ibope.

De cada 100 televisões ligadas na hora da abertura da Copa, 72 estavam sintonizadas na Globo. Na final, eram 60. Na semi entre Argentina e Holanda, 52. No jargão televisivo, esse dado é conhecido como o "share" de cada emissora.

"Seria uma profunda desinformação dizer que as audiências da Copa foram decepcionantes. Pelo contrário, as audiências da Copa do Mundo no Brasil foram excelentes", afirma Anco Saraiva, diretor de Marketing da Globo. "Por exemplo, houve um crescimento de 23% no número de telespectadores que assistiram à Copa de 2014 na Globo em relação à Copa de 2010."

O hábito de assistir os jogos em grupo teve efeito até sobre o consumo de energia elétrica. Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), isso ajudou a derrubar o consumo em 3% no mês junho, em comparação com maio.

"Durante os jogos do Brasil o consumo cai, porque as pessoas se reúnem e ninguém liga absolutamente nenhum aparelho eletrônico naquele momento", informou a assessoria de imprensa do ONS.


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