Folha de S. Paulo


Brincar ajuda a descobrir possibilidades de negócio

Brincar é coisa séria e ajuda a administrar uma empresa e melhorar os negócios. É o que afirma o dinamarquês Per Kristiansen, cocriador do método Lego Serious Play. Ele viaja o mundo ministrando workshops que custam de R$ 7.500 a R$ 12 mil.

O jogo corporativo se baseia na montagem de objetos com as peças do famoso brinquedo para desenvolver a criatividade e é útil em tarefas que vão de planejamento estratégico ao desenvolvimento de produtos e equipes.

Divulgação
Per Kristiansen aplica workshops a equipes de empresas e organizações
Per Kristiansen aplica workshops a equipes de empresas e organizações

O sistema já foi usado por empresas como Google, Toyota, Kimberly-Clark e CitiBank e por instituições como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
Kristiansen virá a São Paulo pela primeira vez em agosto para aplicar workshops a consultores. Leia trechos da entrevista, concedida por telefone.

*

Folha - Como funciona o Lego Serious Play?
Per Kristiansen - É um método que ajuda organizações, companhias e equipes a desenvolver soluções e resolver desafios complexos. Com a atividade das mãos, o cérebro é ativado. O método constrói uma história, uma metáfora que torna mais fácil de entender e se lembrar das soluções.

As empresas o contratam para que tipo de trabalho?
Em geral, para o desenvolvimento de estratégias e de novos modelos de negócio, além de ajudar a visualizar cenários futuros. Já aplicamos workshops para um grupo de maestros e para profissionais cegos. Já trabalhamos com embaixadas, no desenvolvimento de cenários de dificuldade. Mas um dos primeiros trabalhos da Lego Serious Play foi no Brasil, em 2002, para a dinamarquesa Novo Nordisk, da área de saúde. Ela estava construindo uma nova fábrica no país e queria pensar em uma estratégia de negócios.

Quais são os usos do jogo?

É uma linguagem, que existe há 14 anos, e que não pede uma resposta certa. Existem várias possibilidades e é isso que estimula as pessoas a darem suas melhores respostas aos desafios. Quando você precisa trabalhar com o desconhecido e afiar o cérebro, é um ótimo método. Deve ser aplicado por gestores corajosos, até porque o jogo faz com que funcionários acabem expressando opiniões sobre algumas questões de suas respectivas empresas.

Pode ser usado para marcas, valores, identidade organizacional, planejamento estratégico, desenvolver produtos e equipes e também para inovação, comunicação e reposicionamento de marca.

Qual é o fundamento científico para a afirmação de que brincar ajuda a desenvolver a criatividade?

Humanos e animais sempre desenvolveram habilidades por meio das brincadeiras. Brincar é estar em um ambiente seguro testando possibilidades. Nesse processo, liberamos alguns neurotransmissores em nossos cérebros que desenvolvem a criatividade. É como o piloto num simulador de voo.

Algumas pessoas, ao jogar, têm "insights" da própria infância, o que as faz sentir seguras e relaxadas.

Que benefícios o método pode trazer para os negócios?

As consequências são principalmente o desenvolvimento de melhores soluções. O comprometimento, a qualidade dos "insights" e os resultados são diferentes para cada empresa. O método faz aflorar os potenciais de cada profissional, e isso se traduz em soluções mais fortes.

Em que países o método foi aplicado?

Em centenas de empresas, no continente europeu, nos Estados Unidos, no Brasil, Chile e Peru.


Endereço da página: