Folha de S. Paulo


Delfim Netto inaugura biblioteca da USP que recebeu parte de seu acervo

O professor emérito da USP Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, inaugurou nesta quarta (2) a nova biblioteca da FEA (Faculdade de Economia e Administração), que recebeu 250 mil volumes de seu acervo particular.

Com a doação, a biblioteca passou a somar 430 mil volumes e se tornou o maior acervo especializado em Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais da América Latina.

No evento, Delfim afirmou que os economistas têm um papel importante de promover o debate público de temas relevantes no mundo atual, em que a "sociedade se empoderou" e que define o seu próprio futuro.

"O empoderamento da sociedade está nos levando a construir um mundo mais civilizado. E os economistas vão ter de falar alguma coisa [para ajudar a sociedade em suas escolhas]."

"Vamos ter uma eleição. Há uma consciência clara de que esgotamos um caminho e de que é preciso usar os dois instrumentos de construção de uma sociedade civilizada –a urna e o mercado– de uma forma inteligente", disse.

Segundo Delfim, o desenvolvimento de uma sociedade civilizada leva tempo e não pode ser apressado. "Cada vez que o homem tentou um curto-circuito nesse processo terminou em barbárie."

Em seu discurso, o ex-ministro fez um agradecimento especial à professora emérita Diva Benevides Pinho, que fez uma das maiores doações à nova biblioteca (um dos dois auditórios do prédio). A professora é especialista em cooperativismo.

"Eu devo à Diva [Benevides Pinho] uma correção muito importante da minha vida. Eu era uma pessoa muito individualista. A Diva, com seu trabalho lento, acabou me convencendo de que era possível haver a cooperação. O cooperativismo pode dar certo. E hoje eu acredito que esse pode ser o destino de todos nós e dessa sociedade empoderada", disse.

Delfim afirmou ainda que recebeu tudo de graça da USP e que tem uma dívida de gratidão com a universidade. "Deixo aqui um filho muito importante. Tenham cuidado com ele!"

Divulgação/FEA
O ex-ministro Delfim Netto, professor emerito da USP, na nova biblioteca da Faculdade de Economia e Administração
Ex-ministro Delfim Netto na nova biblioteca da Faculdade de Economia e Administração

Endereço da página: