Folha de S. Paulo


Renda fixa se diversifica após Plano Real

Se hoje o investidor possui diversas opções de investimento para minimizar seu risco, como títulos do Tesouro Direto e as Letras de Crédito Imobiliário, antes do Plano Real o cenário era bem mais limitado para a renda fixa.

"Quando você não sabe qual a inflação do período, como vai calcular o retorno de investimento?", indaga Jorge Simino, diretor de investimento e patrimônio da Fundação Cesp. "Hoje o custo desse produto é 'x', amanhã pode ser '2x'. Se não consegue calcular o custo, não há como saber qual o juro."

Somente após o controle da inflação, o segmento de fundos pode se consolidar. Em 1994, havia somente fundos de ações e de renda fixa. Hoje, há sete categorias, de acordo com a atual classificação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é outra aplicação lastreada em juros que se popularizou após a estabilização promovida pelo Real. Antes, as opções de vencimento eram restritas, limitando-se basicamente a um ano. Agora é possível aplicar em um certificado com prazo de cinco anos, por exemplo.

A estabilização trouxe ainda possibilidade de haver juros prefixados, que quase não existiam no país.

Editoria de Arte/Folhapress

Mais recentemente, foram se popularizando aplicações como LCI (Letras de Crédito Imobiliário), isentas de IR e ligadas ao setor imobiliário.

E na última década, com o desenvolvimento do mercado de capitais, ganharam espaço as debêntures, títulos emitidos por empresas. A remuneração geralmente se constitui de taxa de juros mais um índice inflacionário.

Mas foi a criação do Tesouro Direto, programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas, que permitiu a compra direta de papéis da dívida do governo pelo público. Antes, eles eram acessíveis apenas a fundos.

O objetivo inicial era popularizar esse produto financeiro entre as pessoas físicas -o que ainda não aconteceu totalmente. Segundo os dados mais recentes do Tesouro, havia 402 mil investidores cadastrados em maio -ante 568 mil registradas na BM&FBovespa no mesmo mês.


Endereço da página: