Folha de S. Paulo


Metade dos softwares em uso no Brasil é cópia pirata

Embora 50% de todos os softwares instalados em computadores brasileiros ainda sejam piratas, a tendência é de queda. Em 2007, esse índice era de 59%, segundo a BSA, associação internacional de empresas do setor.

O valor ainda é bem mais alto do que o dos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, esse valor é de 18% e no Japão, de 19%. O Brasil vai melhor, porém, do que vizinhos como a Argentina (69%) e a Venezuela (88%).

A estimativa da BSA é que o mercado de softwares licenciados movimente US$ 2,9 bilhões (R$ 6,4 bilhões) por ano no Brasil -sem os softwares piratas, seria o dobro.

Editoria de Arte/Folhapress

Frank Caramuru, diretor da BSA no Brasil, afirma que um dos fatores que mantém o índice nacional alto é a utilização de softwares não licenciados dentro de empresas. Há tanto aquelas que operam com base em cópias piratas quanto as que compram esses direitos, mas utilizam um número maior do que o contratado.

No mundo, a utilização de programas piratas tem se mantido estável nos últimos anos, em torno dos 43%.

Quem puxa para cima a média são os países em desenvolvimento ou onde as leis de propriedade intelectual são mais frágeis, como a China (74%) e a Indonésia (84%).

Uma esperança para a redução nesses índices é o crescimento do mercado de computação na nuvem –aquele em que os programas não ficam instalados no computador do usuário, mas, sim, em um servidor que é acessado pela internet.

Exemplos de serviços assim acessíveis a usuários domésticos são ferramentas como o Google Docs, que oferece um similar do pacote Office via internet.

A BSA estima que quase 10% do mercado global já esteja na nuvem. A tendência é de rápido crescimento.

A pesquisa da BSA é feita em 34 países. As informações sobre o comércio paralelo foram obtidos a partir do cruzamento de dados de entrevistas com 22 mil consumidores e usuários comerciais de PCs e 2.000 gerentes de tecnologia da informação.


Endereço da página: