Folha de S. Paulo


Caixa eletrônico vai permitir trocar moeda em São Paulo

A corretora de câmbio Graco Exchange inaugura nesta segunda-feira (26) nos shoppings Villa Lobos e Cidade Jardim, em São Paulo, caixas eletrônicos exclusivos para troca de moedas.

As máquinas permitirão a troca do equivalente a US$ 3.000 por operação e aceitarão, neste primeiro momento, apenas dinheiro em papel.

O equipamento aceita 15 moedas diferentes (dólar, real, euro, libra, peso argentino e chileno, dólar canadense, entre outras). Até a Copa será instalada mais uma máquina, no shopping Butantã, em 1º de junho.

A taxa de câmbio dos caixas eletrônicos será o dólar turismo do dia e as atualizações serão feitas remotamente. A previsão é fazer uma a duas atualizações por dia, deixando a cotação estável no final de semana.

Apesar de a máquina não aceitar cartão, o usuário terá de apresentar um cartão de crédito ou de débito para se identificar. A medida atende a uma exigência do Banco Central e terá custo de R$ 5 por operação.

Se o cartão for emitido no Brasil, será preciso fornecer ainda o CPF. Se o cartão for emitido no exterior, não será exigido CPF, mas a cobrança pela identificação via cartão permanece. A operação também está sujeita ao IOF.

A máquina funcionará 24 horas, embora só possa ser utilizada enquanto os shoppings estiverem abertos.

Fabio Braga/Folhapress
Carolina Gomes,diretora da Graco Corretora, mostra caixa eletrônico de câmbio de SP
Carolina Gomes,diretora da Graco Corretora, mostra caixa eletrônico de câmbio de SP

Endereço da página: