A preocupação com a saúde e bem-estar também muda os hábitos do consumidor nos supermercados. Refrigerante, cigarro, cerveja e açúcar aparecem entre os itens de maior retração nas vendas no ano passado, dando espaço a suco de frutas pronto, azeite e iogurte, entre outros produtos.
Os dados constam em pesquisa da Nielsen, apresentada pela Apas (Associação Paulista dos Supermercados) durante a abertura da feira do varejo de alimentação que leva o nome da entidade.
"As categorias de maior retração mostram claramente a busca pela saudabilidade por parte do consumidor", disse João Galassi, presidente da entidade.
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DESEMPENHO DAS DEZ PRINCIPAIS CATEGORIAS
- Categorias de maior crescimento
Produtos | Variação, em % |
---|---|
Óleo e azeite | 8,3 |
Suco de frutas pronto | 12,9 |
Sabão e detergente para roupa | 6,4 |
Chocolate | 3,7 |
Amaciante de roupas | 8,2 |
Desodorante | 5,5 |
Papel higiênico | 2,9 |
Leite fermentado | 12 |
Iogurte | 2 |
Salgadinho para aperitivos | 2,6 |
- Categorias de maior retração
Produtos | Variação, em % |
---|---|
Refrigerante | -4,3 |
Cigarro | -8,2 |
Cerveja | -1,9 |
Açúcar | -9,1 |
Bebida a base de soja | -20,5 |
Carnes congeladas | -2,6 |
Farinha de trigo | -7,1 |
Sabão em barra | -8,8 |
Álcool | -15,2 |
Leite asséptico | -0,5 |
Fonte: Nielsen; as categorias são elencadas de acordo com o volume ponderado de vendas, que leva em conta a variação do volume e também a importância de cada uma delas
INFLAÇÃO
A inflação e o elevado nível de endividamento também mudaram os hábitos do consumidor, que passou a planejar mais as suas compras para não retirar do carrinho produtos que foram incluídos no período de alta da renda, mostra reportagem de hoje da Folha.
Editoria de Arte/Folhapress |
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Fazer compra do mês, buscar embalagens econômicas e marcas mais baratas são práticas que têm se tornado mais comuns.
"A prioridade do consumidor é manter o seu bem-estar. Para isso, ele pode mudar alguns hábitos", diz João Galassi, presidente da Apas.
Ele ressalta, porém, que o cliente ainda não precisou abrir mão de nenhum item por causa da inflação nos supermercados, que deve ficar em 7% neste ano, segundo previsão da própria entidade.
O número de viagens aos pontos de venda, por exemplo, caiu de 170, em 2012, para 156 no ano passado, segundo pesquisa da Kantar Worldpanel apresentada ontem.
A redução dos canais está relacionada com a priorização das compras: 72% das idas aos supermercados destinam-se à compra do mês ou à reposição de itens básicos.
A menor frequência e a busca por uma boa relação custo-benefício também mudam o planejamento de fabricantes. De acordo com pesquisa da Nielsen, as opções de embalagens econômicas tiveram um aumento de 60% nas 20 categorias com maior valor de vendas. É o caso de papel higiênico, sabão em pó e cerveja, por exemplo.