Folha de S. Paulo


Governo nega ter interferido em decisão do IBGE de parar pesquisa

A ministra Miriam Belchior (Planejamento) negou nesta terça-feira (15) que o governo tenha interferido na decisão do IBGE de suspender a pesquisa ampliada sobre o desemprego no país.

Com dados mais completos sobre o mercado de trabalho em todo o país, a pesquisa mostrou desemprego de 7,1% no ano passado, enquanto o levantamento mais tradicional, limitado às seis maiores regiões metropolitanas, apontou uma taxa de 5,4%.

Anunciada na semana passada, a decisão de interromper a nova pesquisa provocou crise no IBGE, com pedido de demissão da diretora encarregada e críticas da área técnica.

"O IBGE tem plena autonomia", disse a ministra, que repetiu a explicação oficial segundo a qual a interrupção da pesquisa foi motivada por dificuldades operacionais do instituto.

De acordo com a versão, o trabalho terá de incluir a partir de janeiro de 2015 dados sobre a renda familiar nos Estados, enquanto o IBGE havia se programado para obter esses números apenas em dezembro do próximo ano.

A estatística sobre a renda familiar se tornou obrigatória devido a novas regras aprovadas pelo Congresso para a repartição de verbas entre os Estados.

A ministra argumentou que o governo não tem motivos para esconder resultados historicamente favoráveis do mercado de trabalho.
"Não temos medo do debate sobre emprego", disse.


Endereço da página: