Folha de S. Paulo


Avião mais longo do mundo, superjumbo da Boeing pousa em Guarulhos

Começou a operar na rota entre Frankfurt (Alemanha) e São Paulo o avião comercial mais longo do mundo. O superjumbo Boeing 747-8 da Lufthansa pousou neste domingo (30) no aeroporto de Guarulhos. A primeira viagem em direção a Frankfurt iniciou na noite desta segunda-feira (31).

A aeronave vai percorrer apenas essa rota, a de maior demanda na companhia aérea, com média de 18,4 mil passageiros por mês.

O Boeing, que mede 76,3 metros de comprimento, tem 386 lugares, 10% a mais do que os 352 do 747-400 que antes era usado no trecho e agora foi deslocado para o trajeto entre Rio e Frankfurt.

Apesar de o modelo gastar 15% menos combustível, a empresa não pensa em repassar a redução para o preço das passagens.

"Na aviação, as tarifas estão relacionadas à demanda, e não ao gasto de combustível", diz Gabriel Leopold, diretor da companhia para a América Latina.

Esse é o décimo primeiro 747-8 que a empresa alemã coloca em funcionamento. Dezenove foram encomendados.

O plano da companhia aérea era iniciar a operação da aeronave no Brasil em outubro do ano passado. Mas houve problemas na homologação do aeroporto para recebê-la –a certificação, dada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), saiu só no fim de 2013.

A presidente da Boeing no Brasil, Donna Hrinak, disse que as negociações com as autoridades brasileiras, iniciadas em dezembro de 2008, segundo ela, "não foram fáceis".

Em razão do porte do avião, era necessário fazer adaptações no aeroporto, em itens como sinalização da pista e estacionamento. A Infraero, estatal que era responsável pelo aeroporto, dizia não ter recursos para as mudanças.

Com a concessão do terminal para a iniciativa privada, foram feitas as adaptações e requerida a autorização à Anac. O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), também concedido à iniciativa privada, é outro que está certificado para ser destino do 747-8.

Segundo Hrinak, os administradores privados tiveram "mais entendimento sobre os benefícios do avião" para as companhias aéreas. A fabricante quer que, no total, 14 aeroportos sejam homologados para a aeronave, especialmente na versão para transporte de carga.

PEDRINHAS

Outro superjumbo, o Airbus A380, também está nos planos de companhias aéreas para voos ao aeroporto de Guarulhos, mas o terminal não tem certificação para recebê-lo.

No mês passado, a Folha mostrou que a Anac reprovou o pedido de homologação do avião em razão de pedrinhas encontradas no acostamento da pista principal do aeroporto. Essas rochas poderiam ser sugadas pelas turbinas, causando riscos.

De acordo com a GRU Airport, que administra o terminal, são necessárias medidas adicionais na estrutura da pista, como o plantio de grama, para comportar a aeronave, que tem envergadura (distância de asa a asa) de quase 80 metros. O Boeing 747-8 é mais estreito (68,50 metros), o que tornou possível a homologação.

Leopold diz que a Lufthansa considera usar as duas grandes aeronaves no Brasil se o Airbus receber autorização.

Segundo o executivo, ainda é cedo para indicar o impacto da Copa do Mundo na venda de passagens neste ano. Isso porque, apesar de atrair turistas, o evento espanta quem viaja a negócios.

"A Copa faz os preços dos hotéis aumentarem muito. Elas veem um hotel no Rio cobrando R$ 1.000 de diária e adiam a viagem [dos executivos]."


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