Folha de S. Paulo


Eike acusa escritório carioca de injúria, calúnia e difamação

O empresário Eike Batista registrou Boletim de Ocorrência (BO) em uma delegacia do centro do Rio contra o escritório carioca Jorge Lobo Advogados sob acusação de injúria, calúnia e difamação.

Por meio da assessoria de imprensa, o empresário disse que não comentaria o assunto.

O escritório representa acionistas minoritários da ex-OGX, petroleira de Eike que agora se chama OGPar. Ele move ações contra Eike por negociação de valores mobiliários baseada no conhecimento de informações que não eram de domínio público.

Na sexta-feira (22), a Justiça do Rio concedeu liminar em favor do escritório Jorge Lobo em uma ação na qual ele pede acesso total a documentos referentes ao pagamento de US$ 40 milhões de comissão à WES, uma empresa de Hong Kong, que intermediou o aluguel de um navio asiático.

Segundo o advogado Marcio Lobo, o serviço não chegou a ser prestado.

A WES não tem sede própria. No seu endereço, funciona o Trident Trust, um fundo que presta serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas e têm filiais em paraísos fiscais.

"A ação de exibição já teve o mandado expedido. Depois da intimação chegar à petroleira, a companhia terá até cinco dias para apresentar os documentos", explicou.

INTIMAÇÃO

Para o advogado, o BO é uma forma de intimidação. "Não vamos desistir, queremos que ele restitua cada um dos minoritários", disse Lobo.

O advogado afirma que Eike foi inconsequente na condução da empresa, omitiu informações e se beneficiou com a venda de papéis quando ninguém sabia que os negócios estavam indo mal.

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) investiga o empresário por essas acusações.


Endereço da página: