Folha de S. Paulo


Órgão de defesa do consumidor investiga Herbalife nos EUA

O FTC (Federal Trade Commission, órgão de defesa do consumidor dos EUA) abriu investigação para apurar supostas irregularidades cometidas pela Herbalife, fabricante de suplementos nutricionais que tem milhões de distribuidores independentes em mais de 80 países e que é é alvo frequente de acusações de esquema de pirâmide.

A Herbalife sempre afirmou que seus negócios são legítimos. Ontem, a empresa disse receber bem a abertura da investigação civil, dada a "imensa quantidade de informação errada que circula no mercado sobre o assunto".

O FTC, no entanto, não informou qual é o motivo da investigação sobre a Herbalife, um das maiores empresas de venda direta do mundo e que está presente no Brasil desde 1995 -o país é seu quarto mercado mais importante.

Num esquema de pirâmide, a maior parte dos lucros vem do recrutamento de vendedores. É necessário que sempre haja novos participantes -a maior parte dos quais acaba sofrendo prejuízo.

Após o anúncio das investigações, as ações da companhia chegaram a cair 17%, mas fecharam o dia com desvalorização de 7,4%.

O mais notório crítico à Herbalife é o investidor Bill Ackman, que acusou a empresa de ser um esquema de pirâmide. Apostou que as ações da empresa se desvalorizariam. Os papéis da empresa sofreram forte queda, mas depois voltaram a subir, o que causou perdas a Ackman.


Endereço da página: